Adutora rompe, abre cratera em avenida e preocupa moradores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 00:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vizinhança teme que erosão se agrave com as próximas chuvas na região da Vila Romana

Moradores de Taquaritinga reclamam de uma cratera aberta sobre uma avenida principalmente após um temporal no início de janeiro. Com a força da água, uma adutora se rompeu e o asfalto cedeu em cima de um riacho na Vila Romana, no cruzamento da Rua João Perroni com a Avenida Paulo Zuppani.

Quem mora na região teme que a erosão se agrave com a chegada de mais chuvas. A dona de casa Angélica Chiarelli mora a poucos metros da cratera e tem filhos pequenos que gostam de brincar na rua.

“Já pensou se vem pra frente essa cratera? E minha casa, vai pra onde? Você tem criança pequena, tem filhos e vê uma coisa dessas. Eles vão agir quando?”, questiona.

O trecho foi interditado até que o problema seja resolvido e os moradores precisam fazer um desvio de um quilômetro para transitar entre os bairros São Sebastião e Vila Romana.

O secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, Luís Carlos Lorençano, disse que a erosão não oferece riscos e que não há previsão para o conserto, já que a Prefeitura não consegue custear as obras de canalização do riacho, que devem custar cerca de R$ 5 milhões.

“A erosão está a mais de 12 metros e meio de distância [das casas] e já está paralisada. Essa erosão existe há mais de seis anos e a gente está correndo atrás de verba, porque é um custo muito elevado. Não tem como a Prefeitura suportar”, afirma.

Preocupação

Enquanto o problema não é resolvido, os moradores estão com medo. A estudante Camille Lopes, que passa pela avenida com frequência, diz que levou um susto ao ver o tamanho da cratera.

“Já pensou se tivesse passando um carro e caísse com uma criança dentro? Deu até um choque no coração. Tem que arrumar logo”, diz.

Angélica mora no bairro há 20 anos e diz que não é a primeira vez que o terreno cede com as chuvas. Em 2013, outra cratera foi aberta na mesma avenida após o rompimento de uma adutora.

“Eles vêm, jogam entulho, aí a primeira chuva desce tudo de novo. Agora abriu essa cratera. Outra vez abriu e não tinha como tirar o carro da garagem”, relembra.

O operador de máquinas Aparecido João Matias relata que a vizinhança plantou árvores ao redor do local na tentativa de evitar erosões. “Essa via dá acesso a mais de dez bairros. É um descaso sem tamanho com a população, principalmente a Vila Romana”, diz.

Fote: G1 – regiões


+ Cidades