Adolescente sem pernas faz sucesso em time de basquete e desafia os céticos.

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com o treinador, o jovem tem consistentemente intensificado o trabalho e melhorado nos fundamentos do basquete

Independentemente de quem você é, cada um de nós já foi subestimado em algum momento – aqueles momentos em que as expectativas ficam aquém de sua capacidade real.

Talvez você tenha sido ensinado a acreditar que a matemática era muito difícil ou que a faculdade estava simplesmente fora de alcance. 

Essas falsas crenças têm uma maneira de mascarar o verdadeiro potencial, mas é possível recuar. Em um movimento para seguir seus sonhos e provar que os céticos estão errados, Josiah Johnson se tornou uma inspiração ao separar o ‘I’ e o ‘M’ do possível.

Josiah, que nasceu sem pernas, agora é jogador de basquete na Moore Middle School. O aluno da 8ª série estava determinado a fazer parte da equipe e se tornar um orgulhoso “Mustang”, junto com outros alunos talentosos de sua idade.

Tinha de ser feito

“É apenas algo que eu tinha que fazer”, disse Josiah. “Eu não quero que você duvide de mim porque não tenho pernas. Quero mostrar a você que sou tão humano quanto você e tão bom quanto você, se não melhor do que você.

Se impressionar os outros com uma jogada sólida é o objetivo, parece que vai funcionando. O técnico de basquete de Josiah, Daquan Boyd, definitivamente percebeu e gostou do que viu. De acordo com o treinador Boyd, Josiah tem consistentemente intensificado o trabalho e melhorado desde o início.

“Ele começou a acertar arremessos e tudo, e então ele está ganhando”, disse o treinador Boyd. “Ele está jogando na defensiva; e ele está roubando a bola das pessoas. Ele está fazendo bons passes, boas leituras e tudo mais, então eu pensei: ele pode estar no nosso time então.”

Segundo o portal Inspire More, Josiah sonhava em ingressar no time de basquete da escola desde o jardim de infância. Quando soube que seus esforços finalmente estavam sendo reconhecidos, Josiah tentou conter seu entusiasmo perto do treinador Boyd.

Titular do time

“Quando descobri que tinha entrado para o time, fiquei muito empolgado”, disse Josiah. “Agi como se não estivesse empolgado na frente do treinador… mas quando fui para a academia, pensei: ‘Entrei para o time. Eu fiz a equipe.’”

Josiah não apenas entrou para o time – ele foi adicionado ao time titular! Mas não são apenas suas proezas atléticas que inspiram os companheiros de equipe. Eles parecem estar muito impressionados com o caráter de Josiah, incluindo uma forte ética de trabalho, perseverança e confiança pessoal.

“Ele melhorou minha confiança como jogador e como pessoa dentro e fora da quadra”, disse o companheiro de equipe, Malakei Loveless. “Não importa o que aconteça, só porque ele não se importa com o que ninguém mais diz.”


+ Basquete