compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A acne é uma doença de pele que afeta grande parte das pessoas. No entanto, pouca gente sabe que a condição também atinge os gatos
Além dos humanos, gatos também sofrem com a acne – foto Freepik
A acne é uma doença de pele que afeta grande parte das pessoas. No entanto, pouca gente sabe que a condição também atinge os gatos.
Por não ser tão visualmente evidente, ela acaba passando despercebida, mas a verdade é que a acne felina pode causar muitos desconfortos aos bichinhos.
Acompanhe o texto e saiba como identificar a condição dermatológica, como tratá-la, como prevenir e alternativas caseiras para você tratar o seu gato da melhor maneira possível.
O que é a acne felina?
É uma doença de pele relativamente comum, que pode afetar qualquer tipo de gato – isto é, todas as raças e sexos podem apresentar a acne felina. Geralmente, a sua causa está associada a:
– estresse;
– alimentação inadequada;
– sistema imunológico baixo;
– falta de higiene bucal.
Tal condição dermatológica costuma aparecer no queixo e, às vezes, nos lábios, e o tamanho dos cravos, também chamado de comedões, varia de grau e intensidade a depender do gato.
Apesar de não ser um problema grave, a acne felina pode causar muito desconforto ao bichinho, caso esta não seja tratada de forma adequada.
Pode espremer acne de gato?
Não. Espremer acne do gato pode deixá-lo mais exposto à infecção, inflamação, lesões e desconfortos físicos. O mais indicado é buscar um tratamento adequado, que diminua os riscos de ferimentos e irritação da pele.
Como tratar a acne felina?
Dependendo do grau e da intensidade da condição dermatológica do bichinho, o veterinário irá determinar qual será o melhor tratamento da acne felina para ele.
De modo geral, esse tratamento irá consistir em limpar a área afetada, aplicar pomadas adequadas e receitar anti-inflamatório e antibiótico (caso haja infecção bacteriana secundária).
Além disso, é possível que o especialista também indique antisséptico suave para prevenir ações bacterianas e suplementos nutricionais (como ômega-3 e ômega-6) para melhorar a saúde da pele e do pelo do gato.
Em casos mais leves, alternativas caseiras podem surtir efeito positivo – desde que seja conversado antes com o veterinário.
Algumas dessas opções são:
– óleo de coco e chá de camomila para limpar a pele e soltar a crosta;
– raspar o pelo do queixo e limpá-lo diariamente com clorexidina;
– aplicar retinoides (formas inativas da vitamina A);
– usar ácidos graxos (ômega-3, por exemplo).
O que acontece se não tratar a acne felina?
Caso a acne felina não seja tratada, a condição dermatológica pode se tornar crônica e gerar ainda mais desconforto para o gato. Entre as possibilidades de agravamento da doença, temos:
– infecções secundárias;
– formação de abscesso;
– inflamação contínua;
– dor;
– coceira;
– cicatrizes permanentes.
Como evitar a acne felina?
Para evitar a acne felina, invista em ações preventivas, tais como:
– ofereça regularmente antiparasitários a ele;
– dê uma alimentação equilibrada e de qualidade (que não tenha nem deficiência e nem excesso de nutrientes);
– limpe diariamente a pele (principalmente na região do queixo e da mandíbula) e o pelo do seu gato com soluções suaves;
– troque os comedouros e bebedouros de plásticos pelos metálicos ou de cerâmica;
– não utilize produtos químicos fortes em partes da casa em que ele fica mais;
– promova um ambiente tranquilo, a fim de reduzir o estresse.
Ao tomar os devidos cuidados com a saúde do seu gato, ele ficará protegido e poderá gozar de bem-estar e qualidade de vida. Por isso, siga as nossas dicas e não deixe de levá-lo ao veterinário para ser consultado regularmente.
*Informações Casa Prática Qualitá