Ácido hialurônico é o novo colágeno. Entenda o boom do ativo e como usá-lo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de outubro de 2020 às 01:57
  • Modificado em 12 de outubro de 2020 às 01:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ele é essencial para o bom funcionamento da pele, sendo a nova “menina dos olhos” da indústria de skincare

Pegue o dermocosmético mais próximo. Leia seu rótulo. Muito provavelmente, na lista de componentes do produto, você encontrará ácido hialurônico, o novo “xodó” da indústria de skincare.

O ativo é muito conhecido por aumentar o volume dos lábios e atenuar linhas de expressão, através daquelas famosas (e temidas!) agulhadas do preenchimento facial. 

Porém, de uns três anos para cá, ele também está invadido as prateleiras de farmácias e lojas de beleza de todo o mundo, sendo a estrela dos maiores lançamentos do mercado, entre eles, cremes, séruns e até maquiagens, como bases, corretivos e batons.

Buscando entender todo esse boom, o Metrópoles escalou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF), Cristina Salaro, e a esteticista e cosmetóloga Thaís Mugani.

O que torna o ácido hialurônico tão especial?​

“Essencial para o bom funcionamento da pele, o ácido hialurônico está diretamente ligado ao grau de hidratação cutânea e é produzido naturalmente pelo nosso organismo”, elucida Cristina. 

Segundo a profissional, com o avanço da idade, no entanto, o corpo desacelera a fabricação desse ativo, assim como faz com a produção de colágeno.

“Por isso, é interessante a reposição por meio de suplementos via oral, dermocosméticos ou injeções em consultório médico”, afirma a dermatologista.

Quando começar a usá-lo?​

“Como ajuda a sustentar, hidratar, prevenir e tratar as linhas de expressão da pele, o ácido hialurônico deve começar a ser usado a partir dos 23 anos, idade em que a cútis começa a envelhecer”, revela Thaís.

A esteticista e cosmetóloga explica que, aos 20 e poucos anos, o ideal é escolher um hidratante com o ativo na composição. 

“Para pessoas um pouco mais velhas, o recomendado é apostar em um sérum. Agora, para quem já tem rugas, a orientação é partir para a injeção, que tem efeito imediato, seja para amenizar rugas, seja para preencher lábios e olheiras”, detalha.

A profissional ainda alerta para o fato de que um dermocosmético com ácido hialurônico pode dar acne se não for específico para o tipo de pele do paciente. 

“Por exemplo, quem tem pele oleosa e é mais jovem deve usar, sempre, hidratante de toque seco”.

Batons com ácido hialurônico trazem quais benefícios à boca?​

No mercado, entre bases e corretivos, podem ser encontrados também batons e lip tints com o componente na composição.

Thaís explica que “produtos para essa região que contêm o ativo prometem, além de hidratar, realçar temporariamente o volume dos lábios.”

Há alguma contraindicação?​

Em suma, o ácido não deve ser aplicado em regiões com alergias ou doenças de pele, mas vale sempre procurar um especialista antes de adicionar qualquer etapa na rotina de skincare.

*Informações Metrópoles