compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A expectativa é que o local preparado pela universidade para receber as obras esteja adequado até meados do próximo ano
No dia 17 de dezembro, na sala da diretoria da UNESP-Franca, foi assinado o termo de doação do Acervo do Lab à essa importante universidade pública paulista.
A doação atende ao desejo dos mantenedores do Lab das Artes, Atalie Rodrigues Alves e Mauro Ferreira, com a garantia da permanência em Franca do acervo e sua guarda adequada, fatores que levaram à doação em curso.
Através da ação dos dirigentes locais, da diretora Fernanda Sant’anna e vice-diretor Murilo Gaspardo junto à Reitoria e após aprovação unânime da Congregação local da UNESP, o documento foi assinado estabelecendo compromissos da universidade com a guarda e a disposição de utilizar o acervo para exposições e outras atividades de pesquisa e cultura.
Segundo os doadores, trata-se de um acervo importante para a história da arte local e sua doação e preservação por uma universidade pública realiza um sonho que sempre tiveram sobre a arte moderna da cidade, na medida em que sempre lutaram para preservar a arte, a história e a cultura da cidade.
Catalogação
Ao mesmo tempo, esperam que, com esse ato de doação, outras pessoas e empresas tenham o mesmo desprendimento e compreensão sobre a necessidade de preservar a memória e a história da cidade, com outras ações do gênero.
O ato da assinatura contou com a presença de José Gregorutti, membro do Conselho Municipal de Cultura e colaborador do Lab desde os anos 1980.
O documento contou com a valiosa catalogação efetuada pela historiadora Higina Marques, em projeto apoiado com recursos contemplados através de edital da Lei Paulo Gustavo, FEAC e Prefeitura de Franca.
As obras foram reunidas pelos dois artistas através de doações ou trocas pessoais, desde a década de 1970.
Mudanças francanas
O acervo é constituído por quase novecentas obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, principalmente de dezenas de artistas de Franca e região, além de abranger também obras de artistas de renome nacional e gravuras de artistas estrangeiros.
Boa parte destas obras de arte originais em pinturas, desenhos e gravuras, traduz plasticamente as mudanças culturais que a cidade de Franca atravessou desde os anos 1970, registrando e resgatando momentos de sua história.
Além da preservação deste importante acervo, a doação valoriza o patrimônio cultural local e vai possibilitar no futuro a qualquer interessado acesso ao acervo pela internet.
A expectativa é que o local preparado pela universidade para receber as obras esteja adequado até meados do próximo ano, quando as obras de arte serão transferidas definitivamente para a UNESP.
Os mantenedores do Lab mantém a disposição de continuar suas atividades culturais e artísticas na sede do Lab e na UNESP enquanto tiverem saúde e condições.