compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Falas Azuis, A Pequena Cápsula do Tempo e Poétalas – Volume 3 são livros de autoria de acadêmicos lançados em outubro
O saldo de outubro foi muito positivo para a AFL (Academia Francana de Letras), com a publicação de três obras de seus acadêmicos, demonstrando a força criativa da associação literária.
Os livros que agora podem ser prestigiados por toda a comunidade francana são: Falas Azuis, da presidente da AFL, Perpétua Amorim; A Pequena Cápsula do Tempo, de Dôni Ferreira; e a coletânea de prosa e poesia Poétalas – Volume 3, organizada por Carlos R. Goulart, o Carogo.
Desses, o primeiro a ser lançado foi Falas Azuis, no último dia 5, no IPRA (Instituto Práxis de Educação e Cultura).
O evento também contou com a exibição do curta-metragem, Contos de Fala, em que Perpétua declama alguns de seus poemas tendo como pano de fundo o vilarejo de Macaúbas (MG). Falas Azuis é o primeiro livro de prosa de Perpétua e também está disponível na versão braile.
“São textos que eu fui escrevendo no decorrer da minha trajetória literária. Quis reunir contos e crônicas já premiados e publicados por outras editoras e sites. Falas Azuis remete às montanhas azuis de Minas Gerais. ‘Falas Azuis’ é a minha fala”, comentou Perpétua.
Final de outubro
Os outros dois lançamentos aconteceram na semana última semana de outubro. Na última quarta-feira, 30, foi a vez de Dôni Ferreira apresentar aos leitores da cidade o livro infantojuvenil A Pequena Cápsula do Tempo, em evento na Biblioteca Municipal de Franca.
Nesta terceira obra de Ferreira, os personagens buscam desvendar os mistérios envolvendo a cápsula do tempo e, à medida que vão encontrando as respostas para suas perguntas, descobrem também maneiras de reagir ante as emoções que sentem, como raiva, medo e ansiedade.
“Escrever para o público infantojuvenil significou para mim a possibilidade de falar sobre emoções de forma natural e em linguagem simples e acessível”, explicou Dôni.
Segundo ele, “os protagonistas compartilham com o leitor suas aventuras divertidas, mas também outros sentimentos e emoções comuns a todos nós humanos. Dessa forma, o jovem leitor se identificará com os personagens e ficará na torcida para que eles se saiam bem no âmbito emocional”.
Poesia e prosa
Por fim, na sexta-feira, 31, Carogo lançou no Uni-Facef (Centro Universitário de Franca) o terceiro volume de sua coletânea de poesia e prosa, Poétalas.
A edição atual contou com a participação de 15 autores, inclusive Goulart e seis outros acadêmicos: Cesar Colleti, Cirlene de Pádua, Eric Galhardo, José Antonio Pereira, José Carlos Vaz e Paulo Borges.
“Trata-se de uma coletânea de textos de vários autores, reunidos no objetivo de expandir as fronteiras da cultura em Franca, levar esse legado de que a leitura é importantíssima para a formação de habilidades poéticas”, afirmou Carogo.
Segundo o acadêmico, “esse é um projeto que visa a semear a literatura, o que estamos fazendo é garimpar também novos e talentosos escritores, para que se lancem nessa jornada literária, desengavetando seus manuscritos e publicando em nossa antologia ou em publicação solo”.
Aumento da produção acadêmica
Perpétua comemorou a produção significativa recente da Academia, representada pelos três lançamentos em outubro.
“Tenho sentido que a Academia tem uma efervescência muito grande. Acredito que isso se deva às nossas reuniões periódicas aqui na Casa da Cultura, onde acontecem discussões, leituras e estudos a respeito de literatura. Isso vai aguçando a vontade e o desejo de escrever e de publicar”, teorizou a presidente.
Serviço
Tanto Falas Azuis quanto A Pequena Cápsula do Tempo são gratuitos. O primeiro pode ser retirado na sede da Academia, localizada na Casa da Cultura e do Artista Francano (R. Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516, Centro), ou através de contato com Perpétua pelo Instagram (@ perpetuamorim).
Já o último será disponibilizado em formato de ebook na semana que vem. Interessados podem contatar Dôni pelo Instagram (@doniferreiraoficial). O livro dele é destinado a jovens de 9 a 13 anos.
E quem quiser adquirir Poétalas pode enviar mensagem para Carogo pelo Instagram (@poetacarlosrobertogoulart). A obra custa R$ 50.