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Entidades visitaram a China, maior consumidor de calçados do mundo para conhecer e-commerce local
A Abicalçados, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vão percorrer alguns dos principais polos calçadistas nacionais para apresentar os resultados da Missão Exploratória realizada em setembro na China. Esse trabalho especial faz parte do Programa Brazilian Footwear.
A apresentação, que já passou por São João Batista/SC, agora segue para Jaú/SP (13/11), Birigui/SP (13/11), Franca/SP (14/11), Nova Serrana/MG (16/11), Novo Hamburgo/RS (30/11), Três Coroas/RS e Igrejinha/RS (ambas sem data definida).
Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, explica que a Missão percorreu as cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing e teve o objetivo de entender a melhor forma de inserção de marcas calçadistas na China, especialmente por meio do e-commerce.
Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, com 3,8 bilhões de pares consumidos anualmente (25% do consumo mundial).
O primeiro estudo da Apex Brasil sobre as oportunidades na China foi realizado em 2009, e, apartir daí, o país passou a ser alvo de ações do programa Brazilian Footwear. As primeiras ações foram missões comerciais em formato de showrooms itinerantes já em 2010. Nos anos seguintes, ocorreram participações em feiras chinesas (theMicam Shanghai e CHIC Shanghai). Desde lá, as exportações de calçados brasileiros para a China cresceram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado.
A partir de 2018, o objetivo é inserir ações digitais integradas com iniciativas off-line para promoção de marcas brasileiras. Para que o objetivo seja alcançado, no entanto, será necessário o esforço conjunto das empresas do país que contam com total apoio das entidades.