compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Basta prestar atenção em um pequeno detalhe da moeda de 25 centavos para saber se ela é rara ou apenas um exemplar simples
Ao contrário do que muita gente imagina, você não precisa ser necessariamente especialista na área de numismática para identificar moedas valiosas. Qualquer pessoa pode realizar uma simples observação para saber se a peça que tem em mãos pode valer muito dinheiro no final das contas.
É o que acontece, por exemplo, com as moedas de 25 centavos da segunda família do Plano Real. Essas peças começaram a ser fabricadas e postas em circulação no ano de 1998, e até hoje podem ser encontradas aos montes em trocados no comércio.
Com uma simples observação, sem a necessidade de usar qualquer tipo de equipamento profissional, você pode entender se a moeda de 25 centavos que pegou no troco é valiosa ou não. Na grande maioria dos casos, as pessoas deixam esses itens passar para outras mãos justamente porque não sabem como identificar a raridade.
As moedas de 25 centavos
Mas antes de mais nada, é muito importante atentar para as principais características das moedas de 25 centavos da segunda família do Plano Real. Isso porque é a partir dessas características gerais que você vai entender se a moeda que tem mãos é verdadeira ou uma falsificação.
Com o crescimento do mundo da numismática, alguns criminosos estão fraudando moedas para tentar ganhar dinheiro. Por isso é muito importante analisar as informações oficiais definidas pelo Banco Central para entender se a sua peça conta com todo esse checklist.
Confira a lista completa com as principais características das moedas de 25 centavos da segunda família do Plano Real:
Material: bronze sobre aço
Diâmetro: 25,0 mm
Massa: 7,55 g
Espessura: 2,25 mm
Bordo: serrilhado
Eixo: reverso moeda (EH)
Circulação: de 01/07/1998 a atual
Desenho do Anverso: Efígie de Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892), – proclamador da República e primeiro presidente constitucional do Brasil republicano -, ladeada pelas Armas Nacionais e pelo dístico Brasil.
Desenho do Reverso: À esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos centavos e o correspondente ao ano de cunhagem.
O detalhe para definir se a moeda é valiosa
Para que uma moeda de 25 centavos seja considerada valiosa no ano de 2025, é necessário que ela conte com uma característica específica conhecida no meio da numismática como DATA MARCADA.
Como o próprio termo já indica, trata-se de um erro de marcação de uma data em um local onde ela não deveria estar. Mas como você pode identificar essa detalhe?
De acordo com os especialistas na área da numismática, normalmente a data marcada aparece logo abaixo do nome Deodoro.
Na imagem abaixo você pode conferir exemplos de moedas de 25 centavos que contam com datas marcadas. Note também que os valores projetados para cada uma delas varia de acordo com o ano de fabricação:
Como vender uma moeda
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física.
Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras.
Segundo o portal Notícias Concursos, nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.