A PSICOLOGIA DO “NÃO”

  • Língua Portuguesa
  • Publicado em 24 de outubro de 2019 às 22:57
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

(Prof.: Luiz Cláudio Jubilato – coordenador geral do curso Criar redação. Professor de Língua portuguesa e redação; Consultor educacional para vestibulares.

Já que uma quantidade enorme de alunos me pergunta o que cairá na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, vou para o lado contrário, falarei do que NÃO vai cair:

1. NÃO SEI O QUE CAIRÁ. NINGUÉM SABE:

O professor cartomante diz o que cairá. Se todos acertarem, a prova deverá ter 1000 questões e não 90. Pergunto: Como vai cair? Como será o enunciado? Qual o gabarito? Há sites e mais sites que listam os 50 temas que mais caíram. Será que não cairão mais, já que foram suficientemente explorados? Ou são os que têm mais chance de cair? Estudá-los ou não? Eis a questão.

2. NÃO SE PREOCUPE SE PROFESSOR ACERTARÁ OU NÃO O TEMA DA REDAÇÃO:

Se ele acertar e você não tiver feito a redação? De que adiantará? Se tiver feito, lembrará de tudo? Não é melhor se preparar para quaisquer temas, para não ser surpreendido(a)? Você já sabe que a banca examinadora abordará um tema atual, que abordará tópicos do programa de governo do atual.

3. NÃO SE PREOCUPE SE A MATÉRIA ACUMULOU:

Estudar tudo de tudo? Impossível. Acumular matérias é absolutamente normal. Se alguém disser a você que está com tudo em dia, interne-o(a). É pura pressão psicológica. Ou então, já decorou a apostila. Se você se acha uma “anta”, porque há um vazio na sua cabeça, esqueceu tudo, não se esqueça de que as antas são espertas, tanto que continuam sobrevivendo. As coisas se decidem mesmo é na hora da prova. E se o concorrente “fodão” passar mal. “Já era”.

4. NÃO ESTUDE EM CASA:

Estude na escola; em casa, revise, descanse. Você não é autodidata. Perde muito tempo tentando aprender sozinho. Aí começa o estresse, a sensação de não aprender nada.

5. NÃO FIQUE ACORDADO(A):

Aprenda com o seu corpo. O corpo ensina. Hora de ficar acordado, fique. Hora de dormir, durma. Dormir ensina. Não confunda ficar acordado(a) com estudar, No outro dia, terá que reler tudo o que leu. Aí sim a matéria acumula. Perderá, no mínimo, duas aulas no outro dia.

5. NÃO SE PREOCUPE COM A CONCORRÊNCIA:

Primeiro: quantidade não significa qualidade; segundo: você é o seu maior concorrente, pois se enfia em aulas dicas cansativas na véspera da prova. Vá beijar, abraçar, comer a comidinha da mamãe; terceiro: quando fica ouvindo um monte de asneiras dos derrotistas; quarto: quando não acorda para o fato de que o mesmo medo que tem do concorrente, ele tem de você; quarto: quando toma remédios para diminuir a ansiedade ou turbinar o raciocínio sem consulta médica.

6. NÃO SE PREOCUPE POR ONDE VAI COMEÇAR A PROVA:

Preocupe-se em fazer as questões mais fáceis primeiro; nem sempre a matéria que você mais sabe é a que está mais fácil. O importante é não “chutar” sem ler.


+ Educação