compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Apesar de alcançar velocidades incríveis, a luz não consegue penetrar em objetos opacos, como paredes, limitando seu alcance
O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), associação internacional conhecida por regulamentar o Wi-Fi, anunciou na quarta-feira (12) a padronização do Li-Fi, tecnologia que utiliza luz para a comunicação de dispositivos e promete ser até cem vezes mais rápida que o padrão utilizado atualmente em nossos roteadores convencionais.
Padronizada como “802.11bb”, a tecnologia substitui as frequências de rádio utilizadas em redes sem fio por luz infravermelha, garantindo velocidades de transferência de dados significativamente maiores. Várias fabricantes já abraçam o Li-Fi, e com a estandardização da IEEE, esse método de comunicação deve se tornar mais popular.
Segundo a equipe técnica, o Li-Fi oferece comunicações sem fio mais rápidas, confiáveis e seguras em comparação com tecnologias convencionais, como Wi-Fi e 5G. É esperado que, com a padronização IEEE 802.11bb, a tecnologia seja interoperável com o Wi-Fi.
Convergências
O Li-Fi não significa que as tecnologias baseadas em frequências de rádio ou sequer as conexões com fio estejam com os dias contados, uma vez que a técnica baseada em luz possui suas limitações.
Apesar de alcançar velocidades incríveis de até 224 GB/s, a luz não consegue penetrar em objetos opacos, como paredes, limitando seu alcance.
Por outro lado, essa característica também pode ser considerada uma vantagem, uma vez que os dados transmitidos por luz em um ambiente doméstico, por exemplo, ficarão mais seguros e protegidos contra interceptação de sinal. Os dispositivos se comunicam através do espectro infravermelho, portanto, a luz é invisível.
Empresas parceiras
A pureLiFi é uma das principais companhias do segmento, e recentemente, introduziu a Light Antenna ONE, uma antena que pode ser integrada em dispositivos de terceiros para habilitar suporte à conectividade Li-Fi.
Segundo o portal Tudo Celular, o módulo está em fase de validação com empresas parceiras e deve se tornar um mecanismo fundamental para vários negócios em breve.
O 802.11bb pode representar um grande passo para a expansão das redes baseadas em luz, com expectativa para o lançamento de notebooks, desktops e smartphones compatíveis com Li-Fi, especialmente modelos projetados para o segmento corporativo.