A nova classificação de Rioja

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 11:49
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você é um apreciador de vinhos, já conhece vinhos da Rioja, mas se está entrando agora neste Mundo de sabores e aromas , Rioja (se pronuncia “RIORRA”), é uma região na Espanha que tem grande tradição na produção de vinho.

Esta tradição no Mundo do Vinho muitas vezes não deixa que as mudanças ocorram com mais rapidez ou em grande quantidade, o que não acho ruim. Pois tudo que foi feito sobre produção de vinho, foi muito estudado e tem longos anos atestando a qualidade. Mas mudanças sempre são boas, desde que conscientes e feitas baseadas em estudos sérios e bons resultados.

A nova classificação não usa o envelhecimento de carvalho como principal característica e indicação de qualidade, usa o terroir, ou seja, da importância ao microclima e as características da região onde se produziu o vinho. Esta é a mesma forma como são tratados os incomparáveis vinhos da Borgonha. E segundo já fiquei sabendo na visão de especialistas, uma ótima mudança.

Algumas regras de Rioja…

Os vinhos de Rioja podem rotulados com três zonas: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental ou Rioja Baixa.

As classificações ainda são usadas nos mesmos níveis Genérico, Crianza, Reserva e Gran Reserva, e o Gran Añanda para espumantes.

Com esta classificação , pode adicionar o nome da vila ou município no rótulo principal.

Os vinhos Roses poderão ter uma variação de tons para os mais claros.

Uma designação chamada “Calidad de Rioja” para alguns espumantes

O rótulo de Rioja Branco pode conter um vinho varietal, ou seja produzido por um tipo de uva.

A principal discussão é se estas novas regras , principalmente a de especificar o local de produção, vão ajudar ou atrapalhar. Alguns dizem que atrapalham, pois alguns bons vinhos são elaborados com uvas de microclimas diferentes. Outros, pelo mesmo motivo, acham que vai haver uma melhora , e que o apreciadores saberão os locais e vinhedos que produzem os grandes vinhos.

Bem, diante de mudanças como estas, o melhor é esperar para degustar tais vinhos e ter uma opinião formada. 

 


+ zero