A música é um Universo (que se manifesta para cada um de uma forma diferente)

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 19 de julho de 2018 às 10:35
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em música ou pelo menos convivendo com pessoas que lidam com música, já ouvi muito isso: vou fazer do meu jeito, no meu tempo, como eu quiser e puder.

Para isso existem aulas online ou os autodidatas debruçam no instrumento até conseguirem o que querem , como querem, do jeito que querem e no seu tempo e do seu jeito. É bacana ver uma pessoa se virando sozinha, buscando, procurando alternativas. É louvável a atitude da pesquisa, busca e autodescoberta.

Lembro-me bem de um caso que contei no meu segundo livro, sobre um aluno que chegou no Masterclass de Weimar e ficou dizendo ao mestre que estava acostumado a fazer de tal jeito, que a professora dele ensinou de outro jeito, que ele fazia assim, etc e tal . O professor pacientemente foi tentando explicar outra forma de atingir o objetivo, mas o aluno estava teimando, foi quando o mestre lhe disse com todo respeito e calma: “- você saiu dos EUA para vir à Alemanha ter aula comigo, se matriculou no masterclasse para ouvir o que tenho a lhe ensinar, echegando aqui você quer continuar como estava? Seria melhor ter ficado lá.”

Há casos e casos e precisamos entender quem são as pessoas que procuram pelo estudo de piano e quais são seus objetivos. Às vezes não querem ser ensinadas.

Cada dia que passa vou aprendendo mais sobre o ser humano e vendo que não é à toa que cada um tem sua impressão digital única. Com a maneira de agir também é assim.

Aprendi muito com uma pessoa que me aplicou reiki durante estes 6 meses , toda semana, além do reiki sempre uma boa conversa pontuando cada coisa no seu devido lugar. Se tem uma pessoa que pontua com clareza é a Claudia Paim! E comecei a ver as coisas como elas são, as pessoas como elas são, e observar que posso ensinar música, partitura, interpretação, e cada um vai reagir à sua maneira aceitando ou não os ensinamentos musicais.

Antes, quando comecei a trabalhar dando aulas, eu pensava que meus alunos iriam fazer o que eu pedia, porque eu fiz tudo que minhas professoras pediram e estava ali nas aulas para aprender o que elas ensinaram. Assim era dito em minha casa, que eu deveria aproveitar ao máximo as aulas.

Mas ser professora de escolas estaduais e particulares me fez estudar Pedagogia, Psicologia, Sociologia, ler muito , mas muito mesmo sobre diversas formas de ensinar, fazer uma Pós-graduação em Didática, conhecer Gardner, Golemann, Pierre Weil, David Tame, Robert Jordain, biografias de muitos músicos eruditos e fui percebendo que a individualidade é algo muito forte. Alguns se jogam para aprender, outros se jogam para descobrir sozinhos. E assim é a vida.

Depois, fui para Alemanha, Suíça, frequentar os 4 Masterclasses e somente observando. Cada viagem foram 120 horas de observação. Aprende-se muito quando se observa.

Neste UNIVERSO MUSICAL exposto para todos,alguns se contentam em ver uma estrela e focar nela e fazer daquela estrela o seu planeta gigantesco. Outras, focam na lua e em suas fases , agindo como ela. Outros querem o brilho e calor do sol, ainda alguns querem ver a galáxia pelo telescópio . E assim é.

Como professora tive que nortear meu trabalho para que eu mesma pudesse me organizar. Como já disse várias vezes, meu foco é alfabetizar musicalmente através da partitura e também trabalhar com as orientações técnicas para desenvolvimento das mãos e por último passar as orientações que tive nos Masterclasses sobre interpretação.

Como disse o mestre em Weimar : querer muito ter aulas com ele, era preciso que ouvisse o que ele tinha a orientar, se não fosse assim melhor ficar onde estava. Isso não tem nada de agressivo, apenas verdadeiro, simples, lógico.

LEIAM MÚSICA, CÉREBRO E ÊXTASE de Robert Jordain e vejam o que a música provoca em você e como ela age.

Familiarizem-se com Gardner em suas inteligências múltiplas onde uma delas descrita por ele é a Música.

E acima de tudo leiam Biografias, estudem, se joguem neste Universo divino, fantástico, maravilhoso, que nos ensina, nos acalma, nos orienta, treina nosso cérebro, a coordenação motora, trata da alma e nos mostra quem verdadeiramente somos. É preciso ter garra, vontade, impulso de querer entender, saber, sentir !

Se jogue! O mergulho neste Universo é algo indescritível!

 Boa noite! Durmam bem!

Bom dia! Acordem bem!

Boa tarde! Tenham um ótimo dia!

Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.​


+ zero