“A MÚSICA E OS MÚSICOS”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de abril de 2019 às 09:55
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A GAITA

Gaita, harmônica ou realejo. Alguns dos nomes dados ao pequeno e maravilhoso instrumento que surgiu a partir de adaptações do “sheng”, inventado na China há mais de 5 mil anos e que daria origem a outros instrumentos, acionados por foles ou bombas de ar, como o acordeão e a melódica.

Como a conhecemos hoje (ou quase isso), foi inventado à guisa de brinquedo por um relojoeiro alemão, em 1821, sendo aperfeiçoada logo a seguir, em 1857, por Mathias Honner, tornando-se, com o passar dos anos, instrumento de verdade e muito popular em toda a Europa e nos Estados Unidos. Bandas e orquestras folclóricas especializaram-se nesse instrumento, que logo se incorporou ao gênero country americano, indo parar no blues, jazz, folk music, rock’n’roll e até na música clássica.

Chegando ao Brasil no início do século XX, em 1923 ganhou fábrica própria através do filho de imigrantes Alfred Hering. Com o crescimento da fábrica, chegou a exportar o produto nos anos 40, mantendo-se firme no mercado até 1960, quando vendeu a Fábrica de Harmônicas Hering à Honer, que se manteve no Brasil até 1970.

Em março de 1979 foi fundada em Curitiba a primeira orquestra de gaitas da América Latina, a Orquestra Harmônicas de Curitiba.

Entre os grandes músicos brasileiros que se dedicam à execução deste, como já disse, pequeno e maravilhoso instrumento, destacamos: Rildo Hora, Edu da Gaita, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Milton Guedes, Tatá da Gaita, Val Tomato, entre outros.

Falando de Maurício Einhorn, podemos afirmar que além de instrumentista é também compositor, sendo co-autor de “Batida Diferente”, composta com Durval Ferreira e “Estamos Aí”, escrita com Regina Werneck, ambas na década de 60, consideradas standards do samba-jazz, gênero primo da bossa nova e muitos outros temas da MPB.

Aos 86 anos, Einhorn ainda compõe e executa sua gaita como maestria.

Confira !

Fontes : Revista da Música

Arquivo Pessoal de Dados

Fotos: Divulgação

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras



+ zero