“A MÚSICA E OS MÚSICOS”

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de agosto de 2019 às 13:34
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

GIL REIS – Um dos músicos mais completos surgidos nos últimos anos em Franca, SP. E falo disso com muito orgulho porque acompanhei boa parte de sua trajetória, desde seu interesse pelos instrumentos musicais até sua projeção na cena, que compreende Brasil e países da Europa. Espelhado no talento dos pais, o guitarrista Ito Reis e  a cantora Lu Reis, Gil não poderia navegar em outras águas senão as da música, principalmente a instrumental: detona no piano, sanfona, escaleta, gaita, violão, ukulele e qualquer outro instrumento que lhe caia nas mãos, além de cantar de forma própria e madura.

Percorreu boa parte da Europa ao lado do baixista Eduardo Machado e músicos convidados e atualmente tem se apresentado em grandes casas de shows não só de Franca, mas pelo Brasil afora, dividindo palco com gente do nível do trompetista Chico Oliveira (do Programa do Jô) e outros. Eventos corporativos e cerimônias nupciais também têm sido ocasiões em que Gil tem mostrado seu incomparável talento.

Bem, “Summertime” é uma ária da ópera “Porgy and Bess” que foi escrita por George Gershwin e DuBose Heyward em 1935 (alguns pesquisadores também creditam a autoria do tema a Ira Gershwin, irmão  George). Tornou-se um jazz standard dos mais gravados e interpretados no mundo. E foi justamente essa canção que tive o enorme prazer de cantar acompanhado por Gil Reis, noite dessas, quando, apreciando uma de suas apresentações, fui convidado para o palco. Confesso que mais babei do que cantei ! O moleque é fera !

Pena que perdi o vídeo e não vou ter como lhes mostrar minha satisfação ali, ao vivo, ao lado de um dos maiores talentos da nossa música. Mas o vídeo que deixo aí embaixo é algo imperdível : o countryman Willie Nelson relendo “Summertime” que, aliás, toco também no nosso próximo “Beny Chagas Music Show”, pelas web rádios. Não abro mão de você !!!


Foto     : Divulgação

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero