À Francesa

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 19:42
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Voltar à rotina do dia a dia no trabalho e afazeres não é fácil depois das festas de Dezembro. O corpo parece renovado, mas ao mesmo tempo preguiçoso, como se ainda vivesse no tempo da infância em que Janeiro dignificava férias. Mais difícil ainda, quando pequenos motivos tornam o dia a dia mais árduo, como exemplo os transportes públicos. O atraso, a falta de uma frota decente e suficiente, o calor, a multidão e até mesmo o cheiro desses ônibus e metrôs tornam o ir e vir mais penoso e o nosso dia menos agradável. Afinal, para a grande maioria do nosso país e do resto mundo, o transporte público é o meio mais comum de locomoção, e devia ser cada vez mais.

Como você com certeza sabe, a França é com certeza o lugar que nós mais lembramos quando o assunto é perfume, lá estão as mais famosas Casas de Perfumaria de todo o mundo. E em uma das maiores (e até mais bonitas, como dizem os franceses) cidades do país, e berço gastronômico, Lyon está situada há apenas duas horas de Paris. Ela possui quatro bairros inscritos como patrimônio mundial da Unesco e bem pertinho ainda se encontra duas das principais regiões vinículas da França: Beaujolais e Cotês Du Rhône.

Nessa belíssima e muito visitada cidade, a prefeitura se incumbiu de deixar esse dia a dia no metrô mais agradável. A empresa Sensorys  especializada em marketing sensorial se incumbiu de instalar dispositivos nas 9 principais  estações que liberam no ar uma fragrância de chá verde cítrico. Na propaganda, a empresa já dizia: “O equipamento das principais estações de metrô da cidade”.

O dispositivo é bem discreto, e estão em pontos estratégicos das estações, como por exemplo esse na foto que está no terminal de bilhetes, na entrada da principal estação da cidade. É uma pequena caixa de metal a partir da qual um tubo difunde a fumaça com a fragrância. Foi instalado um total de 55 equipamentos pelos corredores e plataformas. O dispositivo transforma o liquido perfumado em uma espécie de nevoeiro que se espalha no lugar e chega às suas narinas. O aromatizador usado não possui alérgenos respiratórios, nem produtos cancerígenos ou voláteis.

Já a fragrância, foi escolhida visando melhorar o conforto e o bem estar do usuário, reduzindo o nível de estresse durante a viagem. O projeto também já está sendo implantando na rede de ônibus. Resta saber se os cidadãos e turistas de Lyon aprovaram o projeto, e se apreciaram a fragrância, ou se ainda preferem o cheiro tradicional do metrô e dos ônibus!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


+ zero