A força de nosso trabalho se mostra novamente

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 1 de abril de 2020 às 10:44
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Engage for business, Líder Internacional de Yoga do Riso e Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana. www.robertoravagnani.com.br

O voluntariado tem uma força incalculável, mesmo nesta etapa da humanidade que passamos, uma das piores pandemias que o mundo moderno já viu, o trabalho voluntario tem sido chamado a mostrar seu valor.

Dezenas de municípios e organizações sociais pedem para voluntários se apresentarem para suprir necessidades de suas regiões, seja na arrecadação de itens para sobrevivência básica, mesmo para atuar na linha de frente no cuidado aos pacientes infectados ou com suspeita ou ainda em cuidados individuais em condomínios ou vila de moradores.

Seria muito aceitável e até natural, que pelo medo o número de interessados pudesse ser muito baixo, mas o que me chama a atenção é o número elevado de pessoas interessadas em ajudar mesmo com todos os riscos envolvidos e amplamente divulgados.

Mais uma vez vemos pessoas colocando-se em risco, obviamente um risco calculado pelos que os chamam, colocando-se literalmente no lugar do outro (praticando a empatia) e tentando minimizar todo o sofrimento que o mundo tem passado, desde ajudar os elefantes que estão passando fome na África, por conta da falta de alimentos arrecadados até a ajuda local a uma senhora em busca de seu medicamento na farmácia da esquina, ajudas que fazem a real diferença na vida destas que neste momento precisam.

O voluntariado mostra seu valor, seu poder de mobilização e seu poder de resolver desde questões simples às mais complexas, visto respiradores criados de forma artesanal para salvar vidas.

Assim acredito que quando sairmos e VAMOS sair desta crise, o voluntariado terá um valor muito maior na sociedade e teremos um campo extremamente fértil para tratar deste assunto como ele sempre deveria ter sido tratado, mas não vou falar do passado, vou falar do nosso futuro breve e de coisas boas, pois com a nova consciência sobre a ação voluntaria, tenho certeza faremos juntos coisas brilhantes para transformar nossa sociedade mais ainda e desta vez para muito melhor do que até a pouco tínhamos.


+ zero