Cinco novas formas de utilizar os discos de vinil em sua residência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de abril de 2016 às 16:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Peças podem ser reinventadas e utilizadas para criar mesinhas, tigelas, decoração de parede, entre outros

​A geração mais nova certamente não conheceu uma mídia bastante usada nas décadas de 70 e 80: o vinil. Atualmente, ainda existem muitos entusiastas dessa geração que mantêm os saudosos LPs na ativa, mas, por outro lado, muita gente tem um monte de álbuns guardados em casa sem saber o que fazer com eles.

Hoje, os vinis estão praticamente obsoletos, muitas vezes jogados nas gavetas sem utilidade alguma, a exceção daqueles que ainda curtem ouvi-los.

As pessoas acabam se vendo frente a um grande dilema: jogar fora está totalmente fora de questão, o que então fazer com tantos vinis que estão fora de uso?

 Tanto o formato circular quanto o material bastante maleável do disco de vinil permite uma infinidade de projetos tipo faça você mesmo para decorar sua casa.

Mas para iniciar esse projeto você deve estar decidida que realmente não quer mais esses vinis com a finalidade de ouvir músicas, pois eles perderão essa utilidade.

Confir:

1) Mesinha lateral:usando um banquinho velho ou até comprando os pés prontos, dá pra fazer uma mesinha lateral super descolada usando discos antigos. O ideal é que você cole vários, um no outro, pra que juntos, eles tenham mais resistência. Assim você pode apoiar coisas um pouquinho mais pesadas sem ter medo dela quebrar.

Mesa lateral de vinil é estilosa e muito prática (Foto: Reprodução)

2) Tigelas e fruteiras: se você esquentar o vinil no fogo, ele amolece a tal ponto que você consegue moldá-lo como quiser. Usando essa técnica, dá pra criar pequenas tigelinhas e até fruteiras e bowls. E não precisa ter medo: depois de frio, ele endurece novamente e fica com aquele formato pro resto da vida (ou até quebrar).

Tigelas de vinil ficam uma graça na decoração (Foto: Reprodução)

3) Relógios de parede: muito simples de fazer, principalmente porque todo disco tem aquele furinho no meio. Basta ter o mecanismo do relógio e nada mais. Aí é só encaixá-lo no disco. Se quiser, pode customizar o LP, pintá-lo, adicionar os números (ou não), forrar com adesivo, e tantas outras possibilidades que só sua criatividade é quem vai definir.

Relógios de vinil para decorar a parede (Foto: Reprodução)

4) Decoração de parede: á pensou em usar seus discos guardados para decorar uma parede pelada? Usando fita dupla face, você pode criar um mural de discos na parede super bonito, gastando praticamente nada e dando vida a uma parede que antes era sem graça. Isso sem falar nas capas, muitas vezes belas obras de arte, que podem ser expostas da mesma forma e até em conjunto com os próprios LPs.

Parede com discos fica super moderna e diferente (Foto: Reprodução)

5) Sousplat ou jogo americano: forrando um disco velho com tecido, você pode usá-lo como um sousplat ou até como jogo americano. Aconselho a não usar o disco puro sem um revestimento porque o atrito do prato nele é bem menor nesse caso, o que pode provocar um acidente (já cortou uma carne muito dura a ponto do prato escorregar na mesa? É disso que eu to falando!); mas com o disco forrado, esse risco diminui se você usar um tecido (também não use papel, até pra ficar fácil de limpar depois).

Sousplat de vinil pode ser uma alternativa legal para as refeições (Foto: Reprodução)