compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Derivados da mandioca, eles possuem diferenças no sabor, no teor da acidez e no resultado das receitas
Os polvilhos doce e azedo são ingredientes que costumam causar confusão na hora de saber qual a diferença entre eles e qual é o tipo certo para usar na cozinha.
Derivados da mandioca, eles possuem diferenças no sabor e no teor da acidez, sendo indicados para determinados tipos de receitas, desde pães de queijo, tapiocas, biscoitos, bolos e até receitas e pães caseiros.
Para entender qual é a diferença entre polvilho doce e azedo e nunca mais esquecer quando usar cada um na cozinha, dá uma olhada nas dicas da matéria!
Pão de queijo pode ser feito com os dois tipos de polvilho
O polvilho doce é um ingrediente muito comum nas receitas de pão de queijo!
Por ser um tipo de fécula de mandioca com pouca acidez, ele é usado para trazer consistência e uniformidade à massa, deixando o pãozinho com um miolo elástico e uma casca crocante, parecido com pães de queijo de padaria.
No entanto, algumas pessoas preferem fazer o prato com polvilho azedo ou misturar os dois tipos de polvilho, para deixar o pão com uma textura aerada e um sabor acentuado.
Tapioca, bolos e biscoitos doces devem ser preparados apenas com o polvilho doce
Diferente do pão de queijo, as receitas de bolos, biscoitos doces, tapiocas e pães caseiros devem ser preparadas apenas com o tipo de polvilho doce para não errar na mão da massa.
Ele é a opção mais indicada quando o objetivo é preparar receitas que possuem uma textura cremosa e elástica, funcionando como uma espécie de liga para os demais ingredientes.
Além disso, a goma também pode ser usada para fazer pratos sem glúten – afinal, tanto o polvilho doce quanto o azedo não são derivados da mandioca e não possuem a substância em suas composições!
Polvilho azedo
Antes se transformar na fécula de mandioca, o polvilho azedo passa por um processo de fermentação que altera as suas características.
Ao contrário do polvilho doce, ele possui um sabor forte, acentuado e azedo e, por conta disso, é indicado para o preparo de receitas salgadas, como tortas, massas de pastéis de forno, palitinhos de queijo, chipas e, às vezes, bijus.