compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A Prefeitura de Franca está com uma verdadeira ‘força tarefa’ nas ruas da cidade e margens de rodovias
O trabalho de limpeza urbana é rotina em Franca e vem sendo feito com maior afinco, por conta das práticas de ‘porcalhões’ atirando lixo indevidamente em margens de avenidas e terrenos vagos.
A Prefeitura de Franca está com uma verdadeira ‘força tarefa’ coordenada pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.
O intuito vem de encontro com os propósitos do programa ‘Cidade Limpa’, porém é preciso que haja mais conscientização e respeito ao meio ambiente e colaboração, resume o secretário Sérgio Dorigan.
Junto com a remoção dessa sujeira que envolve sacos de lixo, que deveriam ser deixados em caçambas (onde elas existem para esse fim) ou então de frente à casa da pessoa que produziu, estão sendo feitas manutenções nos equipamentos públicos.
Podas de árvores, varrição e o recolhimento do lixo gerado. O lixo produzido nas moradias devem ser deixados nas calçadas que os caminhões recolhem diariamente em horários de conhecimento de cada região.
Ao que tudo indica, a maior falta de zelo com o bem público envolve pessoas residentes em chácaras ou áreas fora da cidade, que mesmo tendo caçambas nos bairros, preferem atirar os resíduos nas margens das rodovias.
Na última quinta-feira (30) uma força tarefa fazia a limpeza nas margens da Av. Presidente Vargas, próximo ao Jardim do Éden. O lixo deixado atrai animais, cachorros que espalham e causam a pior das impressões.
Guarda Civil atuante
A Guarda Civil recebeu da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, um mapa delimitando aqueles locais mais críticos e que habitualmente são os preferidos dos infratores.
Com base nesse diagnóstico algumas estratégias estão sendo montadas no sentido de flagrar e autuar os responsáveis por essas práticas.
Uma outra alternativa é o exercício da cidadania, onde através das denúncias, preferencialmente com indícios (filmagem ou números de placas de veículos), que devem ser enviadas através dos tels. 3724-1033 ou 153, não é preciso se identificar.
Todas as pessoas, observando algum comportamento dessa natureza deve ajudar avisando nesses locais sugeridos.