compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Ontem pela manhã, quase na hora do almoço, ao passar pela Rua Ouvidor Freire com a General Carneiro fiquei um tempo parada no sinaleiro e notei uma fila enorme de gente dobrando a esquina. Acho que havia no mínimo umas 50 pessoas enfileiradas e que esperavam calmamente, conversando umas com as outras e sem falar ao celular, coisa bem rara hoje em dia.
Vendo que eu ficara intrigada, uma amiga, que estava comigo no carro, explicou que ali era o Restaurante “Bom prato”, do programa alimentar do governo do Estado de Sao Paulo, onde se pode comprar um cafe da manhã por 50 centavos e uma refeição completa ( com arroz, feijão, salada e carne) por apenas 1 Real!
Ficamos observando a lentidão da fila e em seguida ela comentou :
– Olha quantas pessoas razoavelmente bem vestidas e quanta gente moça e saudável; deveriam ter vergonha de estar aqui tomando o lugar de outras que realmente precisam, como os mendigos e moradores de rua!
Escutando isso logo me lembrei de uma paciente que eu havia atendido no dia anterior. Ela me contou que estava muito stressada ultimamente pois após alguns anos morando apenas ela e o marido, tiveram que acolher 2 filhas, os genros e os netos, que haviam ficado desempregados e sem condições de manter a casa.
A crise no Brasil está atingindo muitas pessoas. Pessoas honestas e trabalhadoras, que antes tinham uma vida equilibrada, que conseguiam alimentar e manter a familia com dignidade, pagar as contas, honrar os compromissos. Quando a pessoa perde o emprego e fica sem o salário tudo desmorona. É uma situação muito triste e dificil na vida.
Provavelmente muitas pessoas naquela fila estejam passando por esse tipo de dificuldade. Ninguém estaria ali se tivesse fartura em casa.
Ainda bem que existe aquele bandejão. Abençoado seja quem teve essa idéia e colocou em prática. Alí 1 Real vale uma barriga cheia.