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Depois do setor de agências de viagens, as companhias áreas receberam o maior volume de reclamações
Entre meados de março e a última quinta-feira (14), a Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor, o Procon-SP, registrou mais de 15 mil atendimentos de consumidores paulistas.
O período compreende o avanço da pandemia de COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, no estado.
Do total de registros, 6 mil foram reclamações. Entre elas, o setor que recebeu mais queixas foi a de agências de viagens, com 3.231 reclamações.
Além das 6 mil queixas, o Procon-SP recebeu outros 9 mil registros, referentes a dúvidas, denúncias e pedidos de orientação de consumidores.
Depois do setor de agências de viagens, as companhias áreas receberam o maior volume de reclamações (1.573).
Os consumidores também registraram queixas contra farmácias/lojas/mercados (682), instituições financeiras (477), ingressos e eventos (126), programas de fidelidade (87) e cruzeiros (67).
Denúncias
O Procon-SP recebeu 5.447 denúncias por meio de suas redes sociais. A maioria (3.300) foi relacionada à cobrança de preços abusivos de álcool em gel e gás de cozinha.
A partir dessas denúncias, as equipes de fiscalização visitaram mais de 3 mil farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado para apurar práticas abusivas.
Até o momento mais de R$ 3 milhões em multas foram aplicadas a fornecedores. O aumento injustificado de preços está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, as fiscalizações continuam e os fornecedores que estiverem incorrendo nesta prática serão multados.
Denuncie
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.