compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Seja no happy hour virtual com o amigos ou sozinha, beber além da conta pode causar o “efeito rebote”
É normal aproveitarmos o pós expediente, ainda mais nestes tempos de quarentena, quando aproveitamos beber um drink ali e outro aqui, certo?
Seja no happy hour virtual com o amigos ou sozinha depois de um dia longo de trabalho, uma tacinha de vinho pode relaxar, sim, mas beber álcool pode te levar a ansiedade no dia seguinte.
O psiquiatra americano Mark Jaffe, disse, em entrevista a Byrdie que é comum isso acontecer pois o álcool afeta diretamente os neurotransmissores do cérebro. “Apesar de, na hora o álcool promover euforia e calma, quando consumido em excesso, no dia seguinte ele pode fazer com que pessoas se sintam mal, cansadas e ansiosas”, explica.
Uma das maiores razões para você ficar ansioso depois de um dia de bebedeira é a o famoso “efeito rebote”, pois é! No dia anterior você curtiu muito, riu, dançou e falou alto, mas no dia seguinte, a ressaca vem com dor de cabeça, crises de ansiedade e aceleração do batimento cardíaco.
Mas é todo mundo que sofre de ansiedade pós bebedeira?
A resposta é não. Se sentir ansiosa depois de beber depende de muitos fatores, como quantos drinks você tomou, quanta água você bebeu naquele dia e como você se alimentou e, é claro, se você tem algum tipo de ansiedade crônica.
Mas, quanto mais álcool você ingerir, maiores a chance de ter aquela ressaca e aí ficar ansiosa.
Como sei que estou ansiosa?
O Dr. Jaffe fala: “Se você está suando muito, não consegue ficar parado, está com o coração acelerado, se sentindo tenso e querendo evitar pessoas e responsabilidades, são sinais que você está passando por uma crise ansiosa”.
E como evitar?
Para algumas pessoas, a melhor forma de evitar essas crises na ressaca é evitando o álcool em grandes quantidades, especialmente se você já é uma pessoa que sofre de algum transtorno ansioso.
Mas, ao mesmo tempo, o álcool tem o poder de reduzir a ansiedade no momento e pode ser muito útil para quem sofre de ansiedade social. Mas, a psicóloga Carla Marie Manly alerta: “O álcool pode te ajudar, mas não é uma solução”.
Além disso, especialistas recomendam beber aos poucos, alterando a bebida com águas e sucos e nunca beber de estômago vazio.