compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio seguem definidas para 1º e 8 de novembro deste ano
Apesar do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Educação manteve as datas para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2020.
Nesta sexta-feira, 17, encerram-se os prazos para pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição e da justificativa de ausência em outras edições.
Na edição do ano passado, cerca de 3 milhões de pessoas solicitaram a isenção da taxa, que custava 85 reais.
Para este ano, o valor ainda não foi divulgado. Têm direito a essa modalidade de inscrição alunos de escolas públicas ou estudantes cuja família está inscrita no CadÚnico para receber Bolsa Família.
Para solicitar a isenção, é preciso entrar na página do Participante do Enem.
Não há exceções, a única maneira de entrar na fila de requerimento é o formulário digital, que pode ser acessado de computadores, celulares ou tablets.
Quem filtra os participantes é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um órgão do Ministério da Educação (MEC).
Após uma verificação simples, você precisará informar seus dados pessoais. Tenha em mãos o número do seu CPF. A data de nascimento também é solicitada.
Caso o estudante tenha solicitado a isenção em 2019 e não tenha comparecido ao exame, uma justificativa deverá ser apresentada.
O sistema indicará, se este for o caso, os documentos necessários para justificar e não ficar de fora da isenção.
Na tela seguinte, uma mensagem confirmará se você é ou não elegível para a gratuidade do exame.
Caso positivo, não se esqueça: isso não significa o cadastro automático no Enem. Para o cadastro, o estudante deve realizar a inscrição no período de 11 a 22 de maio.