compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Empresas e trabalhadores devem encarar home office como essencial para manter empregos e negócios
O mercado de trabalho brasileiro sente profundamente as mudanças impostas pela chegada do coronavírus ao País.
As companhias se preparam para dias incertos com medidas que vão desde a higienização diária do ambiente de trabalho até a implementação de home office para toda a equipe ou, ao menos, parte dela.
As medidas são importantes para evitar a contaminação em massa dos funcionários, principalmente os que estão nos grupos de risco.
“O trabalho de casa é a melhor opção neste momento”, afirma Ricardo Alves, consultor de carreira do Cedaspy, rede de escolas de capacitação para o mercado de trabalho.
O especialista comenta que as mudanças não podem afetar totalmente o cotidiano dos trabalhadores, que precisam se adaptar para manter o ritmo de trabalho o mais próximo do normal.
“Profissionais das áreas administrativa, financeira, marketing e conteúdo conseguem desenvolver suas atividades de qualquer lugar”, diz.
De fato, o trabalho remoto é realidade em muitas empresas. O formato é incentivado como benefício, oferece flexibilidade de horário, qualidade de vida e melhora os resultados positivos para a instituição.
“Em casos de pandemia mundial, como a que passamos agora, o home office mantem os negócios em movimento e garante o emprego do colaborador”, completa Alves.
Como se organizar
O home office exige comprometimento e organização. É importante manter as atividades bem próximas do cotidiano dentro da empresa.
A carga horária deve ser mantida, bem como as ações e entregas diárias.
Antes de iniciar o trabalho remoto, é preciso avaliar, junto com a empresa, a infraestrutura necessária para o desempenho da função fora do ambiente corporativo.
Se for preciso, leve para casa computador, internet móvel e objetos utilizados no dia a dia.
Neste formato, é importante separar a vida pessoal da profissional. Escolha o ambiente mais tranquilo da casa para trabalhar, de preferência um local isolado e sem interferência externa.
“Isso é essencial para atender ou fazer ligações de voz ou vídeo, por exemplo”, finaliza o consultor.
Dicas para trabalhar de casa
– Escolha um lugar calmo e arejado para trabalhar;
– Se não puder se isolar, avise os demais moradores previamente sobre as mudanças no cotidiano da casa;
– Esteja completamente disponível no mesmo horário em que presta serviço na empresa;
– Certifique-se que a internet da sua casa tem capacidade para o trabalho;
– Compare seus equipamentos eletrônicos com os que você usa no trabalho. Se for o caso, leve para casa computador, modem e o que mais precisar;
– Não trabalhe de pijama! Vista-se adequadamente – isso vai ajudar a entrar no clima do trabalho.