​UNIAPAE, plataforma de ensino à distância lançada pela FEAPAES-SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de março de 2020 às 22:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituto terá formação complementar ministrada por profissionais do cenário nacional e internacional

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), deu um importante passo no que diz respeito a capacitação de suas filiadas.

Isso porque no segundo semestre de 2019, lançou o Instituto de Ensino e Pesquisa – UNIAPAE-SP com o intuito de difundir o conhecimento entre os profissionais das APAES, famílias e demais organizações sociais que atuam no terceiro setor.

A iniciativa é aberta a todos que se interessam por conteúdos voltados ao segmento social.

O Instituto nasceu para servir de campo de formação, treinamento e fomentar os meios para a pesquisa científica e disseminar publicações que promovam o conhecimento acerca do universo da pessoa com deficiência e demais temas sociais.

“Queremos que UNIAPAE-SP seja um importante canal de ampliação do conhecimento, do debate e também de acesso a conteúdo científico, que abraçam os anseios do terceiro setor”, afirmou Cristiany de Castro, presidente FEAPAES-SP e idealizadora do projeto no estado de São Paulo.

Cursos

Dois cursos já estão disponíveis no portal do UNIAPAE-SP: Elaboração e Gestão de Projetos Sociais e Como Falar Bem em Público

O primeiro trata-se de uma excelente oportunidade para as instituições conhecerem mais a fundo, as etapas para a elaboração de um projeto. 

“Uma oportunidade de aprender a elaborar um projeto efetivo com a garantia de todo o conhecimento da FEAPAES. Um conteúdo fundamental para quem trabalha no terceiro setor atualmente”, explica Taciana Lopes Bertholino, professora do curso.

Já o segundo é gratuito e tem por objetivo trabalhar técnicas de oratória, para que profissionais e membros da diretoria das instituições tenham sucesso ao falar sobre a instituição para diversos públicos. 

“O curso é dividido em sete aulas bem dinâmicas, em que eu trago um pouco de teorias da oratória, mas também proponho diversas atividades práticas para que os alunos percebam que falar bem é uma questão de praticar técnicas” conta o professor Acir de Matos Gomes. 

E não para por aí. Outras capacitações já estão previstas para acontecer, entre elas Programa Emprego Apoiado – Implantação e Acompanhamento e Fundamentos da Educação Especial

Os cursos, oferecidos em uma plataforma de ensino à distância, possuem suas temáticas definidas por meio de pesquisas, que visam identificar as principais dificuldades e necessidades dos profissionais do terceiro setor.

Além das aulas gravadas por professores especializados no terceiro setor, o Instituto conta ainda com fóruns de discussão, acervo de informações, conteúdos informativos no site, parcerias de intercâmbio técnico-científico e acadêmico com instituições de ensino e pesquisa ao redor desse tema.


+ Educação