compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com nota 4, faculdade se destaca em meio a outras Fatecs do estado e instituições do país
O Ministério da Educação concedeu à Faculdade de Tecnologia de Franca “Dr. Thomaz Novelino”, a nota 4 (em uma escala de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos (IGC).
O resultado foi divulgado em dezembro do ano passado.
O IGC é uma métrica utilizada pelo Governo Federal (em especial o INEP) com o intuito de atribuir uma nota a Instituições de Ensino Superior, o que o torna um indicador objetivo da qualidade do ensino oferecido por essas instituições.
O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3.
O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.
Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do CPC nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino -graduação, mestrado ou doutorado.
Com a nota 4, a Fatec Franca não apenas figura entre as melhores Fatecs do Estado de São Paulo, como também entre as melhores faculdades do Brasil.
Há mais de dez anos a Fatec Franca vem oferecendo à cidade de Franca e região ensino superior de qualidade e gratuito.
Atualmente, a faculdade oferece três cursos tecnológicos que, realizados em três anos, são ótimas alternativas para quem pretende ingressar logo no mercado de trabalho.
Permitem ao profissional egresso prestar concursos, realizar cursos de pós-graduação ou concorrer a empregos que exijam nível superior.
O curso de Gestão da Produção Industrial forma profissionais que, inscritos no CREA, podem assinar laudos técnicos, projetos de fábricas, consultorias, entre outras funções.
Podem também atuar na gestão de empresas industriais e comerciais, a partir da aquisição de uma ampla gama de conhecimentos relacionados à gestão e à produção.
A grade curricular contempla disciplinas ligadas ao aspecto técnico e de metodologias da produção, como por exemplo, Tecnologia da Produção, Materiais e Tratamento, Automação Industrial, Projeto de Produto e Projeto de Fábrica, além daqueles conteúdos voltados para a gestão.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas habilita o profissional a realizar diversas atividades relacionadas às tecnologias da informação, com foco nas ferramentas utilizadas pelas empresas no projeto, desenvolvimento, codificação, implementação, manutenção e coordenação de recursos de TI (pessoas, infraestrutura, informação e aplicações) que atendam às necessidades do negócio, do mercado e principalmente, às expectativas dos consumidores.
O curso possui formação ampla em computação nas áreas de programação, engenharia de software, segurança da informação, sistemas operacionais, desenvolvimento web e mobile, assim como disciplinas na área de inovação e empreendedorismo.
Com mais de 50% de sua carga horária em aulas práticas em laboratório de informática e com inovação constante em seu conteúdo tecnológico, o curso permite uma alta empregabilidade no mercado de trabalho.
Gestão de Recursos Humanos é um curso voltado à preparação de profissionais com competências técnicas e humanas para atuação no planejamento, avaliação e gestão de pessoas e de processos, referentes a negócios e serviços presentes em organizações e instituições públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.
O profissional em Gestão de Recursos Humanos planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios; elabora planos de carreira, promove o desenvolvimento do comportamento humano a partir de técnicas de motivação, negociação, liderança, gestão de conflitos, inteligência emocional, etc., planeja programas de qualidade de vida no trabalho, especifica e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização, avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores, emite parecer técnico em sua área de formação e realiza prospecção para novos mercados atuantes, garantindo força de trabalho competente e qualificada.