Saiba como fazer o café perfeito de acordo com pesquisa científica

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 23:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem defeitos, como parte de um estudo

​Os cientistas descobriram o segredo que os consumidores de café querem saber há anos – como fazer uma xícara de café perfeita. 

Matemáticos e físicos uniram-se para criar uma fórmula sem defeitos, como parte de um estudo publicado na revista Matter.

Jamie Foster, matemático da Universidade de Portsmouth, iniciou o estudo depois de descobrir que, por vezes, duas doses de café expresso, feitas aparentemente da mesma maneira, podem ter um sabor diferente.

A equipe de Foster criou uma teoria matemática para descrever a extração de um único grão de café. “A sabedoria convencional diz que se quiser uma xícara de café mais forte, deve moer o seu café mais fino”, disse Foster, citado pela Reader´s Digest.

 “Isso faz sentido porque, quanto mais finos forem, mais área de superfície do grão de café é exposta à água, o que deve significar um café mais forte”, completa.

No entanto, os pesquisadores descobriram que o café ficava com um sabor mais semelhante de xícara para xícara ao usar menos grãos, moídos de maneira mais ‘grosseira’. 

“Quando os grãos eram moídos de forma a ficarem mais finos, as partículas eram tão pequenas que, em algumas partes, entupiam o espaço onde a água deveria fluir”, explicou Foster. 

Se os grãos forem moídos de maneira a ficarem maiores, isto vai resultar numa “extração mais eficiente”.

Fonte: Notícias ao Minuto


+ Gastronomia