compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Mais comuns são os feitos com leite de vaca, mas também fazemos queijos com leites de búfala, cabra e ovelha
Você aí que adora queijos, sabia que existem quatro tipos da iguaria produzidos no Brasil? E todos eles combinam com cerveja!
Os mais comuns são os feitos com leite de vaca, mas também somos bons produtores de queijos elaborados com leites de búfala, cabra e ovelha.
Os queijos feitos com o leite de vaca possuem um sabor mais suave e uma textura mais cremosa. Mas, é possível encontrar versões com gostos bem acentuados.
Os queijos feitos com leite ovino quase sempre são semimacios. E, na maioria dos casos, a textura suave e ligeiramente oleosa é uma característica do queijo produzido a partir de leite de ovelha, que é altamente nutritivo.
Cerveja para harmonizar: Witbier.
Já os queijos de leite dos caprinos têm um sabor picante e um aroma único, que varia de acordo com a curagem da peça.
O teor de gordura do queijo de leite de cabra é bem parecido com o de leite de vaca. Mas, o sabor é bem diferente, graças à ação dos ácidos gordos e à alimentação das cabras.
Também semelhante aos queijos de leite de vaca, os sabores dos de cabra vão de suave até os mais fortes.
Cerveja para harmonizar: Brown Ale.
E o queijo de leite búfala, por sua vez, é uma fonte de proteína, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e outros compostos importantes para uma alimentação humana saudável.
Contudo, não se pode ignorar que ele possui um teor de gordura bem mais alto, quando comparado com queijo produzido com o leite de vaca tradicional. Então, seu consumo deve ser moderado!
Cerveja para harmonizar: Pilsen.
(Fonte: Lorenza Coelho, jornalista – Portal do Queijo)