Beneficiários do Bolsa Família devem comparecer às UBSs até dia 22/11

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de novembro de 2019 às 17:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa é uma das obrigações para continuidade do benefício, sujeito a suspensão e até o cancelamento

Os mais de 6,9 mil beneficiários do programa social Bolsa Família devem ficar atentos à convocação da Secretaria de Saúde, para se apresentarem nas Unidades Básicas da cidade até o dia 22 de novembro, para fins de atualizarem a pesagem das crianças com até 7 anos. 

Essa é uma das obrigações para continuidade do benefício, sujeito a suspensão e até o cancelamento quando as partes deixam de cumprir com algumas obrigações legais, dentre elas também a atualização cadastral.

A Secretaria de Saúde, em nota, fez um alerta especial aos beneficiários do Programa Bolsa Família, sobre a importância do acompanhamento regular nas UBSs e algumas mudanças introduzidas para maior agilidade nos processos. Entre as mudanças, a de que os beneficiários não receberão mais as correspondências para a pesagem e cada unidade terá seu período para a pesagem.

Serão feitas também uma pesagem por semestre, sendo a 1ª vigência de janeiro a junho; a 2ª vigência de julho a dezembro. 

Os beneficiários poderão ir a qualquer Unidade Básica de Saúde de Franca, no total de 15 distribuídas por toda a cidade. A orientação é que procurem antes e veja o melhor horário. 

O prazo para a pesagem do Bolsa Família, nesta segunda vigência/2019 termina em 22 deste mês. Todos os beneficiários devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua residência com o nº do NIS, carteirinha de vacina das crianças e cartão de pré natal das gestantes.

Devem comparecer as crianças até 07 anos e as mulheres de 14 a 44 anos.

Números em Franca

Dados do CAdÚnico, unidade da Secretaria de Ação Social indicam que existem na cidade 6.963 famílias com os benefícios ativos, ou seja, que estão recebendo regularmente os valores mensais, em média R$ 178. As variações existem em razão do número de filhos e condições sociais demonstradas.

É condição básica para o recebimento, que as famílias mantenham as crianças nas escolas e façam o acompanhamento médico regular nas Unidades Básicas, dentre eles a pesagem. 

Outro item necessário é a atualização cadastral periódica, que pode ser feito na sede do CadÚnico (Av. Champagnat, 1750, centro) ou então nos 5 CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), espalhados pelos bairros. Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.

Outro dado interessante, refere-se ao pagamento extra do 13º salário, uma novidade anunciada recentemente pelo Governo Federal. Informações oficiosas dão conta que esse pagamento virá junto com a parcela a ser paga em dezembro, cujo calendário esse ano está previsto entre os dias 11 e 22.

CRAS para atualização de cadastro

– CRAS NORTE – Rua Ilton Barbosa Silva, 745 – Leporace I.

Fone: 3704-8515

– CRAS SUL – Rua Zeferino dos Prazeres, s/nº – Jd. Aeroporto I (ao lado UBS). Fone: 3701-7109

– CRAS LESTE – Rua Porto Velho, 1871 – Jd. Brasilândia (ao lado)

Fone: 3725-2001

– CRAS OESTE– Rua Bruno Cilurzo, 1550, Jardim Dermínio.

Fone: 3720-7119

– CRAS CENTRO – Rua Doutor Alcindo Conrado, 1813 – Centro

Fone: 3721-0209


+ Serviços