Conheça os pratos e produtos que vão disputar a final do Feito em SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de outubro de 2019 às 17:19
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Competição, parte do SP Gastronomia, tem finalistas em 16 regiões do Estado; última etapa começa no dia 24

​A etapa de São Bernardo encerrou as fases regionais do Feito em SP, competição que integra o SP Gastronomia, o maior festival do gênero no país, que começou dia 1º e vai até 31 de outubro em todo o Estado.

Feito em SP foi criado para celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária do Estado com eventos que acontecem durante todo o mês, envolvendo produtores, chefs e restaurantes de 79 cidades do interior paulista.

Em todas as etapas uma comissão julgadora escolheu dois pratos e dois produtos representativos de cada região. 

Os vencedores disputam a final na capital, no Memorial da América Latina, a partir desta quinta-feira (24). O local será palco também de diversas outras atrações relacionadas à gastronomia até domingo (27).

Já o SP Gastronomia vai até dia 31. Desde o início do mês, cidades do Estado recebem centenas de eventos, palestras e cursos relacionados à temática, além de restaurantes participantes oferecerem cardápios a preços especiais. 

A programação completa está disponível neste link.

Abaixo, os vencedores de cada etapa:

Em São Carlos
A cidade foi palco da primeira etapa, realizada na quarta-feira (2). Os pratos vencedores foram o Bolinho de Bacalhau e o Hambúrguer Bucólico, ambos de São Carlos. 

Os dois produtos escolhidos foram o Joelho de Porco Defumado, de Ibaté, e a Manteiga Caseirinho, de São Carlos.

Em Ribeirão Preto
A etapa foi na quinta-feira (3). O Escondidinho de Costela, de Bonfim Paulista, e a Linguiça Árabe com Queijo, de Dumont, serão os pratos representantes da região de Ribeirão Preto na final. 

A Geleia do Cidoca e o Tronquinho (doce de leite com chocolate e coco), ambos de Santo Antônio da Alegria, foram os produtos escolhidos.

Em Franca
A disputa foi realizada na sexta-feira (4). A Cremosinha (coxinha sem massa) e o hambúrguer Holandês Voador foram os pratos escolhidos pelo júri. 

O Café Aleluia e o Brigadeiro de Pamonha foram os produtos que vão representar a região de Franca na grande final, nos dias 24 a 27 de outubro, levando o melhor do turismo gastronômico paulista para o Memorial da América Latina.

Em Barretos
A competição ocorreu no sábado (5). Os jurados escolheram a Queima do Alho do Barretos Country, de Barretos, e a Linguiça Cuiabana com Pupunha Grelhada, de Olímpia. 

Os produtos vencedores foram Pão de Queijo da Donna e o Nhoque de Doce de Coco, ambos de Barretos.

Em Rio Preto
A etapa ocorreu domingo (6). A Esfiha de Costela Bonani, de Novo Horizonte, e o Joanim e Mercedes (Bombocado com Goiabada e Sorvete), de Uchôa, foram os pratos vencedores. 

O Bolo de Pamonha com Doce de Leite, de Votuporanga, e a Pururuca de Tilápia, de Santa Fé do Sul, foram os produtos selecionados.

Em Araçatuba
A etapa foi realizada na terça-feira (8). Os pratos Delação Premiada e a Mini-Abóbora com Queijo Vegano vão representar Araçatuba na final. Os produtos vencedores são o Quiabo em Conserva, de Piacatu, e a Mandioca Amarela Orgânica, de Coroados.

Em Presidente Prudente
A etapa foi realizada na quarta-feira (9). Na categoria restaurante, venceram a Coxinha de Frango com Catupiry, da Dona Zenaide (Dracena) e o Frango Caipira Aromatizado com Pequi, do Hotel Fazenda Cliv Sol (Iêpe). 

Entre os produtores, foram selecionados Caracol de Batata Doce, do Recanto da Estância ‘F’, de Regente Feijó, e Chips de Batata Doce com brigadeiro, Da Magrela, de Presidente Prudente.

Marília
A etapa ocorreu na quinta-feira (10). Os pratos vencedores foram a Costelinha ao Molho Barbecue, de Marília e o Ravióli de Tambaqui com Costelinha de Pacu no Sous-Vide, de Paraguaçu Paulista. 

Os pratos escolhidos foram o Queijo Meia Cura de Azeitona, de Marília e o Creme de Cacau 0% Açúcar, 0% Lactose, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Bauru
Os finalistas foram conhecidos na sexta-feira (11). Os pratos vencedores desta nona etapa do Feito em SP foram o Sanduíche de Costela Bovina e o Sanduíche Bauru de Sorvete, ambos representantes da cidade. 

Já entre os produtos escolhidos pela comissão julgadora, o Mel em Favo e a Cocada Paulista, ambos de Agudos.

Sorocaba
A competição ocorreu no sábado (12). Os pratos Empada Frita, de Salto e o Crispinho de Mandioca, de Itapetininga, vão representar a região na final. 

Os pratos serão a Burrata de Búfala ao Molho de Issamo, de Pilar do Sul e a Guarapa, de Sorocaba.

Campinas
Os representantes desta região foram definidos no domingo (13). O Croquete Holandês, de Holambra e o Frangolone, de Brotas, foram os pratos selecionados. 

Os pratos vencedores da etapa regional foram a Linguiça Artesanal Real Bragança, de Bragança Paulista e o Fubá de Milho no Moinho de Pedra, de Brotas.

Taubaté
A Paella da Montanha, de Campos do Jordão, e o Risotto Afogado, de Guaratinguetá, foram os pratos escolhidos pelo júri, na etapa realizada na terça-feira (15). 

O Melhor Bolo de Chocolate das Galáxias, de Campos do Jordão, e o Queijo de Cabra com Doce de Leite de Cabra, de Monteiro Lobato foram os produtos vencedores.

Santos
Na quarta-feira (16), os jurados selecionaram os pratos de Casadinho caiçara e o Nhoque caiçara, ambos de Santos. 

Os escolhidos da categoria produtos foram o Nhoque de Biomassa de Banana Verde, de Peruíbe, e o Sorvete de Cambuci, de São Vicente.

Registro
No Vale do Ribeira, os pratos vencedores foram Embrulhadinho de Caiçara, de Iguape, e Canapé de Shuchi, de Registro. 

A Tainha Defumada em Madeira de Goiabeira, de Cananéia, e o Soverte de Iogurte de Búfala com Amora, de Iguape, foram os produtos escolhidos.

São Bernardo
A etapa ocorreu na noite de sexta-feira (18). Os pratos vencedores foram a Fogazza de Vegetais com Queijo, de São Paulo, e o Bolinho de Carne do Japonês, de São Bernardo. 

A comissão julgadora escolheu como representantes da categoria produtos a receita siciliana da Caponata de Coração de Bananeira, de Mairiporã, e o Ravióli de Cordeiro, de Santo André.


+ Gastronomia