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Crescimento da rede irá proporcionar atendimento mais ágil e melhorar o suporte dado aos usuários
A malha rodoviária
sob concessão do Estado de São Paulo equipada com wi-fi para atendimento dos
motoristas passou a ter a partir desta quarta-feira, 14 de agosto, cerca de 350
quilômetros.
A extensão equivale a distância entre São Paulo e Ribeirão Preto
ou ida e volta da capital paulista até Piracicaba.
O crescimento da rede, que
irá proporcionar atendimento mais ágil e melhorar ainda mais o suporte dado aos
usuários, se deve ao início da operação da rede de comunicação sem fio em parte
da malha sob operação da Entrevias, concessionária responsável por 570
quilômetros de rodovias entre os municípios de Florínea, na divisa com o
Paraná, e Igarapava, próximo a Minas Gerais.
O serviço permite ao usuário o
contato direto com a concessionária para solicitar a prestação de serviços
(socorro mecânico, por exemplo) e informações.
A Entrevias
passará a oferecer o serviço, batizado na malha da concessionária de
“Entrevias S.O.S. Wi-Fi”, aos motoristas que utilizam trechos sob sua
administração nas rodovias SP-333 e SP-294, na região de Marília.
São 271
quilômetros entre as cidades de Borborema e Florínea. A primeira rodovia do
Programa de Concessões paulista a ser equipada com a inovação tecnológica foi a
Tamoios (SP-099), que liga o Litoral Norte à região do Vale do Paraíba, onde o
início da operação ocorreu em 5 de fevereiro do ano passado.
São cerca de 70
quilômetros da malha sob operação da Concessionária Tamoios dotadas de wi-fi.
No mesmo mês, no dia 28, foi concluída a obra de prolongamento da Rodovia
Carvalho Pinto, em Taubaté, também no Vale do Paraíba, que já foi entregue ao
tráfego com a tecnologia. São quase nove quilômetros cobertos por wi-fi.
Wi-fi em
Marília. A implantação da rede
sem fio nos 271 quilômetros de rodovias na região de Marília teve investimento
de R$ 18,3 milhões da Entrevias, e atende a previsão contratual da concessão.
Nas rodovias beneficiadas será possível fazer a conexão à rede wi-fi e ter
acesso aos serviços da concessionária através de chamada de voz, de vídeo ou
conversar, via chat, diretamente com os atendentes do Centro de Controle
Operacional (CCO) da Entrevias.
O próximo passo da concessionária será a
implantação do projeto em mais 299 quilômetros de rodovias entre Bebedouro,
Ribeirão Preto e Igarapava. Até o fim deste mês a instalação da parte técnica
deve estar finalizada, restando, a implantação da sinalização e a divulgação
para os usuários para o início de operação nesse trecho.
Para a operação
dos primeiros 271 quilômetros em sua malha, a concessionária instalou mais de
450 postes com antenas de wi-fi, a uma distância média de 600 metros entre
eles, com o objetivo de garantir a cobertura integral da malha. Placas de
sinalização indicam a presença da rede sem fio. O
trecho coberto recebe
diariamente cerca de 22 mil veículos. Para utilizar o sistema é necessário um
smartphone.
Após selecionar a rede no aparelho e estar conectado, o usuário
pode utilizar a tecnologia pelo site portal.entrevias.com.br
ou pelo aplicativo, que está disponível nos sistemas IOS e Androide, na Apple
Store e Google Play.
A concessionária disponibilizou um passo a passo para
acesso e uso em seu portal: www.entrevias.com.br
.
Outras regiões. Ainda este ano a rede de wi-fi será ampliada, com a
instalação da tecnologia em trechos sob concessão da ViaPaulista entre
Araraquara e Riversul, totalizando mais 287 quilômetros de vias com rede sem
fio.
Nessa etapa será iniciada a operação em trechos das rodovias SP-255,
SP-249, SP-304 e SP-281 que atravessam municípios das regiões de Bauru,
Sorocaba, Itapeva e Central.
E no início do
segundo semestre do ano que vem a concessionária irá finalizar a instalação do
serviço na malha sob sua responsabilidade na região de Franca, Ribeirão Preto e
outros trechos da região Central, somando mais 434 quilômetros, em novos
segmentos da SP-255 e também das rodovias SP-257, SP-318, SP-328. SP-330,
SP-334 e SP-345.
Além disso, a
implantação do wi-fi também está prevista no edital de concessão do Lote
Piracicaba-Panorama, que foi publicado no fim do mês passado. São 1.273
quilômetros de vias, atravessando 62 municípios, cortados pelas rodovias
SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294,
SP-284 e SP-425. A licitação desse novo lote está prevista para novembro, com
previsão de assinatura do contrato no início de 2020.
Inovações
tecnológicas. A obrigação da
implantação de wi-fi nas rodoviárias dos novos contratos de concessão faz parte
de uma das premissas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São
Paulo, que está sendo intensificada a cada ano: a adoção de novas tecnologias.
O objetivo é oferecer serviços cada vez melhores, além rodovias mais seguras e
que garantam ao usuário uma viagem mais confortável. Com isso, São Paulo
permanecerá como referência no segmento de concessões rodoviárias. Segundo a
Pesquisa CNT 2018, que avalia a malha rodoviária nacional, das 20 melhores
rodovias do Brasil, 18 estão em São Paulo e integram o Programa, que é
fiscalizado e gerenciado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São
Paulo).
Para o
monitoramento da malha, os editais preveem a instalação de câmeras em todo o
trecho concedido. Uma das principais ferramentas da Artesp no acompanhamento da
malha concedida é o Centro de Controle de Informações (CCI), que recebe as
imagens dessas câmeras de monitoramento, além de informações de outros equipamentos
instalados ao longo das rodovias. O objetivo é tornar a fiscalização das
rodovias mais rápida e eficiente, além de fornecer informações atualizadas e em
tempo real sobre as condições da malha concedida.
Avanços também têm
sido alcançados no pedágio automático, um dos aspectos que permitiu a adoção,
nos novos contratos de concessão, de desconto de 5% para os usuários que
utilizam essa forma de pagamento. Também possibilitará outra inovação na
concessão do Lote Piracicaba – Panorama: o Desconto para Usuário Frequente
(DUF). Nessa modalidade, quanto mais o usuário passar por determinada praça de
pedágio maior será o seu desconto na tarifa dentro de um mesmo mês, tudo
viabilizado através da tecnologia do pedágio automático. Antes disso, as
mudanças de tecnologia nesse segmento permitiram a abertura do mercado de
operadoras desse serviço, passando de apenas uma prestadora de serviço em 2011
para cinco atualmente, com mais de 20 planos para os usuários. Também
possibilitaram a criação do Sistema Ponto a Ponto, de pagamento por trecho
percorrido. E, nas concessões assinadas a partir de 2017, começou a ser
utilizada a modalidade semiautomática.