Vendas em lojas dos shoppings crescem 5,5% no Natal de 2018

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 16:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
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O valor movimentado pelo varejo nesta data ultrapassa os R$ 53 bilhões, segundo levantamento feito pela Alshop

As vendas de Natal de 2018 cresceram
5,5% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento feito pela
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), feito entre 400
empresas que englobam 30 mil pontos de venda distribuídos em todo o país.

O varejo deve movimentar neste
período R$ 53,5 bilhões. Entre os presentes mais procurados por segmento estão
moda masculina e feminina (55%), calçados (32%), perfumes e cosméticos (31%),
brinquedos (30%), acessórios de moda (19%), livros (14%), celular e smartphone
(12%), joias e bijuterias (9%) e eletrônicos e eletrodomésticos (6%).

Segundo o balanço da Alshop, em todo
o ano o varejo de shopping cresceu 6,0%, com um faturamento de R$ 156,3
bilhões. Os segmentos que mais cresceram foram perfumaria e cosméticos (8,0%),
óculos, bijuterias e assessórios (8,0%),  brinquedos (8,0%), petz (7,5%)
eletrodomésticos (6,0%) e celulares e smartphones (6,0%) vestuário masculino e
feminino (1,6%), eletroeletrônicos (5,0%). Já o setor de calçados caiu 5,0%.

“Tivemos a partir da Black Friday um
início forte das vendas de Natal e uma entrada de capital referente a 13º no
valor de R$ 211 milhões . O valor, sem dúvida, serviu para acertar um pouco as
dívidas, mas principalmente investir em compras. O Natal da família brasileira
passa necessariamente por compra de presentes. O valor de R$ 211 milhões trouxe
diferença para esse crescimento de 5,5% de um Natal para o outro”, disse o
presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. 

Comércio
eletrônico

O comércio eletrônico cresceu 12%
mostrando que o movimento das compras para o canal digital deve continuar.
Todos os anos, as categorias mais vendidas em volume de pedidos foram moda e assessórios
(14,2%), cosméticos e perfumaria (12,0%), eletrodomésticos (10,8%), casa e
decoração (10,5%), telefone e celular (9,2%), livros, assinaturas e revistas
(8,3%), esportes e lazer (6,4%), informática (4,5%), alimentos e bebidas
(4,0%), eletrônicos (3,6%).

No Natal, o faturamento das compras
pela internet deve ser de R$ 9,9 bilhões, 13,5% a mais do que no mesmo período
de 2017. O tíquete médio deve ser 7% mais alto, totalizando R$ 490. As vendas
durante a Black Friday, que começaram em 15 de novembro e foram até 24 de
dezembro, também entraram no levantamento.

“O comércio eletrônico no Brasil
vem crescendo a índices altos, porque a base ainda é baixa, mas é importante
dizer que ele trouxe para toda a rede de varejo uma expansão muito grande na
categoria que também trouxe margem muito boa para as lojas. Isso faz com que o
comércio eletrônico não canibalize a loja. Os dois crescem juntos.  Mas o
comércio eletrônico vem se destacando e em muitas das redes é a primeira loja
em venda ou está entre as primeiras e alavanca as demais lojas”, afirmou o
diretor institucional da Alshop, Luis Augusto. 

Empregos

De acordo com os números da Alshop,
cerca de 73 mil funcionários temporários foram convocados para o período
natalino, o que representa um aumento de 4% ante 2017. Destes, o comércio
varejista deve absorver 15%, o que equivale a 10,9 mil trabalhadores. O valor
médio dos salários foi de R$ 1.200,00.


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