Das redes sociais ao supermercado – você pode ser influenciado sem saber

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de agosto de 2018 às 15:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:58
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Quando você optar por um salmão do Alasca ou uma picanha argentina, saiba que está levando um “empurrãozinho”

O reforço positivo e as sugestões indiretas são formas poderosas de
influenciar nossa tomada de decisão. É o que diz a “Teoria do nudge”,
também conhecida como “teoria do empurrão”, que explica como nossas
escolhas são afetadas por influências indiretas.

É o “empurrãozinho” que faz com que a gente deseje, sem
perceber, emagrecer ou ganhar mais dinheiro, por exemplo.

O conceito pode ter surgido a partir de um experimento de ciência
comportamental – afinal, qual pai nunca recorreu ao reforço positivo ou a
sugestões indiretas para influenciar as ações e escolhas do filho? Mas Mary Ann
Sieghart, jornalista e radialista que investiga a Teoria do nudge, acredita que
o método também pode ser uma forma útil de direcionar adultos.

Seria “uma maneira de estimular um comportamento um pouco melhor,
um ajuste suave para nos incentivar a tomar decisões” melhores, diz ela.

O fato é que, na maioria das
vezes, a gente sequer percebe que isso está acontecendo. A seguir, alguns
momentos em que podemos identificar a Teoria do nudge em ação no nosso dia a
dia: 

1- Na hora de pedir comida

“Se você explica a comida com uma variedade de adjetivos
– sejam eles geográficos ou descritivos, o sabor dos alimentos fica
melhor”, diz Richard Shotton, escritor e guru publicitário.

É por
isso que a indústria alimentícia nos oferece – ou “empurra” –
“descrições exuberantes” de comida.

Em uma
pesquisa conduzida com seus alunos, o professor americano Brian Wansink pediu a
eles para classificar uma “sopa de feijão” e uma “sopa de feijão
toscana”. Os resultados mostraram que o caldo tinha um sabor “8%
melhor quando apresentado com a bela descrição”.

Então, toda vez que você optar por um salmão do Alasca ou uma picanha
argentina, saiba que está levando um “empurrãozinho”.

Igualmente persuasivo é o ato de remover os símbolos de moeda ($, €…)
da lista de preços. Há indícios de que “se você retirar o dólar, a libra
ou qualquer sinal de moeda, as pessoas se tornam menos sensíveis ao
preço”, diz Shotton. 

2- Na fila do caixa

Quando estamos na fila do supermercado, somos sempre
induzidos a fazer compras por impulso. As gôndolas próximas ao caixa costumam
oferecer produtos mais baratos, como chicletes ou chocolates, e ficamos
tentados a colocá-los no carrinho.

“Se
colocassem esses doces longe do caixa”, sugere Sieghart, e “as
pessoas consumiriam menos açúcar”.


imaginou o que aconteceria se essas guloseimas tão acessíveis fossem
substituídas por vitaminas, oleaginosas ou frutas? 

3- Nas redes sociais

Outro método é sugerir uma escolha particular, indicando que
outras pessoas se comportaram de determinada maneira.

Podemos
gostar da ideia de pensar em nós mesmos como criadores de tendências, mas a
verdade é que temos o instinto natural de adotar um “comportamento de
manada” e seguir as massas.

Muitos
de nós já fomos levados a votar nas enquetes que proliferam nas redes sociais –
é fácil, basta dar um clique e pronto… ao mesmo tempo, todos os seus amigos
podem ver que você participou e são encorajados a fazer o mesmo. 

4- Ao pagar plano de previdência

Em muitos países, as pessoas são levadas a contribuir para um
fundo de pensão a partir de um sistema de adesão automática.

“Se
a gente recebe um formulário para se inscrever em um plano de previdência, a
tendência é deixar como último item da nossa lista de tarefas”, diz says
Sieghart. “Mas se formos inscritos automaticamente, como acontece
atualmente no Reino Unido, nos ajuda a fazer o que sabemos que deve ser feito,
que é guardar dinheiro para nossa aposentadoria.”

Cass
Sunstein, coautor de Nudge: Como melhorar as decisões sobre saúde, dinheiro e
felicidade, defende que “ao mudar do sistema opt-in (em que é preciso
realizar uma ação para se inscrever) para um sistema opt-out (no qual a adesão
é automática e exige uma ação apenas para desativar) diversas pessoas no mundo
todo vão ter uma situação economicamente mais confortável na
aposentadoria”. 

5. Enquanto espera o metrô

Quando você está na estação à espera do metrô, pode ser que
ninguém diga especificamente para você ficar longe da borda da plataforma.

Mas se
as autoridades “pintarem uma linha no chão”, diz Sieghart, é
“menos provável que você chegue muito perto do trem”.

As
linhas amarelas, que mantêm você longe do vão da plataforma, são nada menos que
um nudge em ação.

6. Ao ler correspondências

O ex-primeiro-ministro britânico David Cameron adotou a
teoria do “empurrãozinho” para fins políticos – ele chegou a criar um
departamento no governo dedicado exclusivamente a investigar o comportamento
dos cidadãos, chamado Behavioural Insights Team (“Equipe de Insights
Comportamentais”, em tradução livre).

A
unidade era dirigida por David Halpern e, segundo ele, estava voltada para uma
área específica: “incentivar as pessoas a pagarem impostos dentro do
prazo.”.

De
acordo com Halpern, eles conseguiram resultados surpreendentes ao
“adicionar uma única linha” à carta enviada pelas autoridades fiscais
aos contribuintes.

A inclusão da frase “a
maioria das pessoas paga seus impostos em dia, você é uma das poucas
exceções” levou a um aumento de 15% no índice de pagantes. 

7. Ao pesquisar passagem aérea

Como consumidores, nos deparamos constantemente com o nudge
usado pelos varejistas para vender mais produtos e serviços.

Na hora
de pesquisar passagem de avião pela internet, por exemplo, quem nunca esbarrou
com a frase “restam apenas dois assentos disponíveis por essa tarifa”?

É uma
forma de a companhia aérea aumentar a pressão para fechar o negócio.

8. Ao fazer compras online

Há diversas estratégias que as lojas
online adotam para nos direcionar a efetuar uma determinada compra.

Podem usar uma fonte maior para que um produto mais caro
se destaque das opções mais baratas.

Ou rotular um item como a “escolha mais
popular” entre os clientes, pois sabem que gostamos de produtos que sejam
endossados por terceiros.

Podem ainda agrupar vários artigos semelhantes sob a seguinte legenda: “as
pessoas que compraram isso também compraram isto”.

Em
última análise, parece que não conseguimos resistir a seguir a multidão.


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