Na dúvida, consumidor apela para pesquisas no Google antes de comprar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de agosto de 2018 às 12:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
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Levantamento divulgado pela Neoatlas mostra que esse hábito é cada vez mais comum entre os consumidores

Buscar
no Google, comprar pelo smartphone e pagar no cartão de crédito. Um levantamento recente
divulgado pela Neoatlas e ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)
mostra que esses hábitos são cada vez mais comuns entre os consumidores.

O
estudo, que apresenta um balanço sobre o e-commerce brasileiro
nos primeiros seis meses do ano, mostra que, com o aumento da penetração de
smartphones, a parcela de compras feitas por dispositivos móveis cresceu de 11%
para 34% em relação ao mesmo período de 2017.

No
entanto, apesar do aumento expressivo do uso de smartphones para transações
online, a taxa de conversão do dispositivo ainda é baixa. Nas palavras de
Ricardo Rodrigues, co-fundador da Social Miner, plataforma de automação para
aumentar conversões, o resultado indica uma grande margem para melhorias e
adaptações da navegação ao comportamento do consumidor. 

Também
foi mapeada a origem das conversões por ordem de maior influência com base nas
seguintes ferramentas: Google patrocinado, Google orgânico, busca direta,
outras origens, referências de terceiros, e-mail marketing, Facebook orgânico,
Criteo, Facebook Patrocinado e Buscapé.

Os
resultados mostram a grande dependência que os e-commerces ainda possuem no Google – em 52%
dos pedidos, as transações online acontecem após uma visita ao site de
busca.           

Seguindo
o comportamento dos últimos anos, o cartão de crédito se manteve líder como
opção de meio de pagamento, totalizando 60% dos pedidos captados, enquanto os
boletos chegaram a 35%. O estudo  indica que
a forte cultura de parcelamento do brasileiro permite que as marcas possam
trabalhar preços e promoções de maneira mais atrativa.

André
Oliveira, growth marketing da Moip, startup de solução de pagamentos
multicanal, diz que a taxa de aprovação para boletos deve sofrer impacto nos
próximos meses por conta das novas regras estabelecidas pela Federação
Brasileira de Bancos (Febraban).

Desde
2017, a entidade renova algumas regras a fim de aprimorar esse tipo de
cobrança, devido ao grande número de fraudes praticadas no Brasil. Para evitar
o fim desse tipo de cobrança, a Febraban criou uma série de medidas para tornar
a modalidade mais segura para quem emite e para quem paga cobranças.

A
análise do perfil dos compradores mostra que a participação das
mulheres segue levemente maior que a dos homens, com 50,6%. E a faixa etária
com maior representação nas transações online permanece sendo a de 25 a 34
anos, com 37% do total de usuários.

Outro
recorte do estudo mostra as categorias com os maiores tíquetes. São elas:
eletroeletrônicos (R$ 669,40), óticas (R$ 547,80) e acessórios automotivos (R$
508,17). No total geral, o tíquete médio do ano foi de R$ 322,09 – 7% mais alto
que no primeiro semestre de 2017.

Na
opinião de Maurício Salvador, presidente da ABComm, embora continue avançando
independente do cenário econômico turbulento, o setor sofreu grandes impactos no
primeiro semestre.

Salvador
aponta o aumento dos Correios em sua tabela de frete e a paralisação dos
caminhoneiros que afetou a movimentação de cargas e combustíveis em todos o
país, atrasando mais de seis milhões de pacotes comprados em lojas virtuais
brasileiras.

Para
o segundo semestre, o executivo diz acreditar na força de datas importantes,
como foi o Dia dos Pais,
Crianças, Black Friday e Natal, que somadas representam mais de 25% das vendas
totais do setor durante o ano todo.

A
metodologia para este estudo envolve a agregação dos dados de vendas de mais de
1 mil lojas on-line de todos os portes, conectadas ao Neoatlas.


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