compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Para agendar serviços basta acessar portal do Detran pelo computador ou celular
Alguns serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) podem ser agendados via internet. Primeira habilitação e renovação de CNH estão entre eles. Com a facilidade do serviço, o número de motoristas habilitados vem aumentando de maneira nítida em Franca
Além dos serviços referentes à primeira habilitação, adição/mudança de categoria e solicitação de CNH para habilitados no exterior também podem ser agendados.
Para quem tem habilitação registrada na capital, alguns serviços de suspensão e cassação de CNHs também são previamente marcados para que o cidadão não precise ir pessoalmente até o posto.
Para realizar o agendamento, basta acessar o endereço www.detran.sp.gov.br, clicar em “Serviços Online – Mais de 30 serviços disponíveis, acesse todos aqui”, no topo da página, e, em seguida, selecionar a opção “Agendamento”, na coluna “CNH-Habilitação”.
Feito isso, basta escolher o serviço desejado, preencher o formulário e seguir as orientações para finalizar o agendamento.
Para tirar a primeira habilitação, é necessário ser alfabetizado, ter 18 anos ou mais e contratar um Centro de Formação de Condutores (CFC). O centro vista ensinar o candidato a dirigir, além de ajuda-lo a conseguir a permissão.
CNH DIGITAL
A CNH digital ou CNH-e já é um serviço disponível em todo o país e visa trazer maior comodidade e segurança ao motorista. Para obter a versão digital do documento é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code.
Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.
O segundo passo é cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran. Após o preenchimento do cadastro, é preciso ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados.
O valor a ser pago pela CNH Digital é estipulado por cada unidade. O próximo passo é baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que está nas lojas oficiais da Apple e do Google.
O acesso ao aplicativo é feito por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos. Por fim, é preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.