compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Levantamento do Instituto de Economia da ACIF considera o número de empresas ligadas ao cultivo, torrefação e comércio de cafés

Franca tem 766 empresas ligadas ao setor cafeeiro (Foto: Wilker Maia/Acif)
Celebrado em 15 de abril, o Dia Mundial do Café pautou um estudo realizado pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) sobre o setor, em Franca.
Nos últimos 5 anos, o número de empresas ligadas ao cultivo, torrefação e comércio de cafés cresceu 13%, passando de 680 em 2020 para 766, em 2025. Destes CNPJs, 720 estão no segmento de cultivo.
“O brasileiro é um dos povos que mais consomem café no mundo e a cultura do café está enraizada em nossa cultura. Identificamos que há uma mudança comportamental, com o crescimento da bebida entre os mais novos”, explica o economista do IE-ACIF, Rodrigo Souza.
Segundo ele, “o consumo de café especiais, gourmets e novos métodos de preparo, impulsiona o crescimento dos setores analisados”.
Médio e grande portes
O levantamento realizado pelo IE-ACIF ainda mostra que 95% das empresas do setor cafeeiro local são de médio e grande porte, sendo que 99% das empresas Cultivo de Café estão enquadrados neste perfil.
A relação se inverte nas atividades de comércio atacadista de café torrado e torrefação e moagem de café, em que 89% e 83%, respectivamente, são constituídos por Microempresas e de Pequeno Porte.
Já o segmento de Comércio atacadista de café em grão é constituído por 52% de Microempresas e de Pequeno Porte e outros 48% de médias empresas e de grande porte.
