compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Encontro será segunda (14), às 19h; atividades seguem no mês com último espetáculo circense dia 24, no Senac, e oficina de Drag King dia 26

O tema da Mesa de Debates é “O circo como expressão artística LGBTQIA+”.(Foto: Priscila Tavares)
O projeto “Circo Vivo”, que já promoveu em Franca quatro espetáculos circenses e uma oficina de palhaçaria para a terceira idade, segue com várias atividades gratuitas: a última apresentação, no dia 24, no Senac, e uma oficina de Drag King no dia 26, no Espaço Nulo.
E, nesta segunda-feira (14/04), às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca da Unesp Franca, será realizada uma Mesa de Debates, com os temas “Diversidade sexual e de gênero: avançamos ou retrocedemos?” e “O circo como expressão artística LGBTQIA+”.
A Mesa de Debates, em parceria com o CAC (Comitê de Ação Cultural) da Unesp, tem como objetivo oferecer um espaço para um diálogo enriquecedor sobre diversidade sexual e de gênero, e contará com a participação de Tici Jardim Pimenta, discutindo a construção de identidades e os desafios frente ao “identitarismo”.
A idealizadora do “Circo Vivo”, Dani Barros, que é artista, modelo, pesquisadora, professora, produtora e intérprete do personagem drag king Allan King, também participa do encontro e vai abordar o circo como expressão artística LGBTQIA+, com destaque para performances como o drag king, onde artistas performáticas se vestem como homens, personificando estereótipos de gênero masculino.
Quem é
Tici Jardim é graduado em Letras – Tradutor/Intérprete e em Psicologia, doutorando em Linguística pela Unifran, cursa Especialização em Sexualidade Aplicada (ESA) no Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex) e formação em Psicodrama Nível 1 (Casa do Encontro).
“Apesar da relativa produção sobre diversidade e dissidência sexual e de gênero, dentro e fora da academia, esses saberes não encontram permeabilidade no tecido social. Uma das consequências é que muito das discussões atuais sobre gênero são realizadas com pressupostos já superados, favorecendo discordâncias insuperáveis e o apagamento de saberes”, diz Tici.
“Através dos estudos e pesquisas dentro das questões de gêneros e sexualidade, pretendemos debater, de forma acessível, para que a gente possa evoluir como sociedade, e discutir ideias de inclusão para a diversidade dentro do recorte de gênero e sexualidade. Como proponente do projeto e uma pessoa que pertence à comunidade LGBTQIA+, acredito que essas ações contribuem para o enfrentamento ao preconceito e desinformação, visibilidade e representatividade, formação cidadã e educativa, além do fomento à cultura e diversidade”, reforça Dani Barros.
Realidade cultural
Viabilizado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Franca, “Circo Vivo” tem como propósito colaborar para a mudança da realidade cultural da cidade, estimular a troca de experiências entre artistas francanos e paulistanos e dar espaço para esses profissionais mostrarem seus talentos.
Para isso, em seu espetáculo “Circo Vivo” reúne no palco itinerante Elena Cerântola e Gallo Cerello, artistas do Circo VOX, de São Paulo, e os francanos Gabriel Faleiros e Douglas Nalini, além de Dani Barros.
O show de variedades traz a magia do circo, fora da lona, com trapézio, argolas aéreas, duo acrobático, malabarismo, perna de pau e palhaços, sempre com muito humor, teatro, dança e diversidade.
A última apresentação acontece na quinta-feira (24/04), às 20h, no Auditório do Senac, com classificação livre e entrada gratuita. E, no sábado (26/04), das 14h30 às 18h, no Espaço Nulo, será realizada a oficina gratuita Drag King (temática LGBTQIA+) para artistas, jovens e mulheres. São apenas oito vagas.
Serviço
Mesa de Debates: “Diversidade sexual e de gênero: avançamos ou retrocedemos?” e “O circo como expressão artística LGBTQIA+”
Com: Dani Barros e Tici Jardim Pimenta
Data: Segunda-feira (14/04), às 19h
Local: Unesp – Anfiteatro da Biblioteca – Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Prolongamento Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP
Duração: 2 horas
Inscrição gratuita: https://www.even3.com.br/circovivo/
Público: pessoas acima de 14 anos, curiosas em busca de informação sobre o assunto por motivos pessoais ou com o objetivo de agregar informações à profissão que exercem.
Emissão de certificado
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo ‘Circo Vivo’
Quinta-feira (24/04), às 20h
Local: ‘Semana Senac de Leitura’ – Auditório do Senac – R. Alfredo Lopes Pinto, 1345 – Vila Teixeira – Franca/SP
Entrada: gratuita, mas é preciso fazer a inscrição para o evento (https://linktr.ee/danibarrosbrasil)
Duração: 1 hora
Indicação: Livre
Oficina
Drag King
Com Dani Barros – que interpreta Allan King
Data: sábado (26/04), das 14h30 às 18h
Local: Espaço Nulo – Rua Maria Cândida de Vilhena, 530 – Jardim Dr. Antonio Petraglia – Franca/SP
Inscrição gratuita: (16) 99321 2773 – https://www.espaconulo.com/
Vagas limitadas: apenas 08 participantes
Público: acima de 14 anos, que estão em busca de aprimoramento artístico e material para sua busca profissional, pessoal e/ou de expressão de gênero.
Quem é Dani Barros
Artista, modelo, drag king, pesquisadora e professora de circo, Dani Barros é também produtora, jurada e parecerista cultural. Bacharel em Educação Física e Ciências Contábeis, pós-graduanda lato sensu em Ginástica Artística de Alto Rendimento.
Também possui formação em Circo pelo Circocan e pela Aerial Edge (Glasgow/Escócia), além de ter aprendido com renomados professores, nacionais e internacionais em diversos países, como França, Inglaterra, Argentina, entre outros.
Com mais de 20 anos de experiência, Dani já atuou em centenas de projetos culturais, cursos e oficinas por todo o Brasil. Sua contribuição tem sido significativa para o desenvolvimento das artes circenses e para o fortalecimento da cultura LGBTQIA+.
Fundou e liderou o coletivo ISO – Tecido Acrobático em 2013, impulsionando a criação de novos negócios em circo e tecido e, desde 2018, dirige o Circo Soul, em Franca, uma companhia híbrida fundada em 2006 que une formação artística, capacitação e performances circenses, levando o conhecimento e o encantamento do circo a escolas, instituições e eventos pelo Brasil e mundo. Coordenadora geral e co-criadora do Festival Brilhe Circo Drag e fundadora da Dallam Produções.
Mais informações: https://linktr.ee/danibarrosbrasil / https://linktr.ee/dallamproducoes
O Circo VOX
Palhaços, acrobatas, malabaristas, aerialistas, Elena Cerântola e Gallo Cerello administram o próprio Circo desde 2001.
Durante 25 anos montaram sua lona por 7 anos consecutivos em São Paulo, fundaram uma escola de circo, participaram de inúmeros Festivais, representaram o Brasil no Ano Brasil-Portugal.
Ganharam Prêmio de revelação de Humor, partiram em turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil e, agora, montam sua lona por temporadas no Estado de São Paulo revezando os 9 espetáculos de seu repertório.
O Circo VOX tem o humor como principal característica e se aventura por todo o tipo de público em qualquer ambiente, assim como o Circo deve ser.