compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A sessão marcou o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória de um dos maiores ídolos do futebol francano.

A Câmara Municipal de Franca aprovou em regime de urgência a Moção de Aplausos nº 31 de 2025, proposta pelo vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD), em homenagem ao ex-zagueiro José Mauro dos Santos, o Zé Mauro, que marcou época defendendo a Associação Atlética Francana durante dez anos.
Zé Mauro, nascido em Franca no dia 14 de março de 1953, começou sua carreira no time juvenil do Palmeiras da rua Santos Pereira e chegou a treinar na Vila Belmiro antes de se transferir para a Francana em 1976.
Um dos momentos mais memoráveis de sua trajetória foi a vitória por 2 a 0 contra o Araçatuba em 4 de dezembro de 1977, no Estádio Lancha Filho, que garantiu o acesso e o título para o time naquele ano.
Durante o campeonato paulista e Brasileiro, o time da Francana, com Zé Mauro em campo, se destacou e terminou o Brasileirão em 8º lugar, segundo o site da CBF.
Eficiente marcador
Zé Mauro foi um dos mais competentes marcadores do talentoso Sócrates, fazendo um dos mais acirrados duelos quando as equipes se enfrentavam.
O ex-atleta atuou pela Francana na primeira divisão do Campeonato Paulista entre 1978 e 1982 e no Campeonato Brasileiro de 1979, encerrando sua passagem pelo clube em 1988.
Zé Mauro também defendeu outras equipes como Caxias-RS, Paulista-SP, Paysandu e Novo Hamburgo antes de se aposentar em 1989. Formado em Educação Física, ele chegou a comandar a Francana como técnico em 1991 e atualmente reside nos Estados Unidos.
Homenageado
Durante a sessão, Zé Mauro usou a tribuna para expressar sua gratidão: “Eu estou muito feliz de ter sido convidado pelo vereador Zezinho e por todos vocês para estar aqui neste momento, ser homenageado em uma cidade que você nasceu, onde você fez seu trabalho com dedicação, com honestidade, 32 anos fora de Franca, mas minhas raízes estão aqui. Agradeço a todos de coração por esta lembrança”.
Vereadores
Donizete da Farmácia (MDB) destacou: “José Mauro fez parte de um dos melhores times que eu vi em todos os tempos, não só de Franca, o time que subiu em 1977. Esse time de 77 enfrentava qualquer time”.
Fransérgio Garcia (PL) afirmou: “Você José Mauro, com certeza, sem dúvida nenhuma, é o maior nome da cidade de Franca quando a gente fala da Francana, todo mundo lembra e lembra com saudade daquilo que você fez e representa para a nossa cidade”.
Gilson Pelizaro (PT) ressaltou: “Você é uma pessoa que leva e levou o nome da cidade, exaltou o nome da cidade por todos os cantos através do futebol. Você colocou a Francana no primeiro patamar, na primeira fileira do futebol paulista. Isso para nós é inesquecível. Tanto é que feito igual a este não aconteceu mais”.
Marcelo Tidy (MDB) complementou: “Você é símbolo maior da Associação Atlética Francana (…) hoje José Mauro se tivesse na atividade era jogador de seleção brasileira”.
Muitas alegrias
Marco Garcia (PP) lembrou: “Quantas alegrias você deu para a torcida da veterana. Acho muito difícil ter uma equipe como teve aquela”.
Kaká (REP) destacou a disciplina do homenageado: “Na vida não tem muitos caminhos para você dar certo. São poucos caminhos. E o José Mauro ele pegou o caminho para ser um bom profissional, ele pegou o caminho certinho”.
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD), autor da moção, encerrou as homenagens afirmando: “Eu estou fazendo esta moção de aplausos pelo merecimento. De uma pessoa que começou numa várzea e virou ao profissional (…) jogou com jogadores importantes da nossa história”.
A sessão marcou o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória de um dos maiores ídolos do futebol francano.