Nutricionista indica cinco chás para relaxar e melhorar a qualidade do sono

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 9 de abril de 2025 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dificuldade para ter sono e o estresse diário levam muitas pessoas a buscar alternativas naturais para relaxar na hora de dormir

A dificuldade para dormir e o estresse diário levam muitas pessoas a buscar alternativas naturais para relaxar.

Os chás com ervas calmantes são amplamente recomendados por especialistas para ajudar no bem-estar e melhorar a qualidade do sono.

A nutricionista e parceira da Talchá, Daniela Cyrulin traz cinco opções que podem ser incorporadas na rotina para proporcionar momentos de tranquilidade ao longo do dia e antes de dormir.

Confira:

Ritual do Sono:

Com uma combinação especial de pedaços de maçã, funcho, pedaço de gengibre, casca de laranja, capim-limão, flocos de cenoura, folhas de eucalipto e bambu, botões de rosa, pimenta preta, pétalas de rosa, folhas de framboesa, flores de calêndula, folhas de manjericão, lavanda e beterraba, esse chá ajuda a promover a tranquilidade, preparando o corpo para o descanso.

A lavanda, a calêndula e o manjericão são conhecidos por suas propriedades calmantes, enquanto o eucalipto tem efeito descongestionante, ajudando a aliviar a respiração. Os outros ingredientes, como o capim-limão e o gengibre, contribuem para o relaxamento e o alívio da tensão.

Rooibos Equilíbrio: 

Feito à base de rooibos, uma planta sul-africana naturalmente livre de cafeína, esse chá é ideal para ser consumido à noite.

Ele combina notas suaves e adocicadas com ingredientes como erva-doce e menta, que ajudam na digestão e promovem um relaxamento profundo. O rooibos também é rico em antioxidantes, contribuindo para a saúde geral do organismo.

Relax:

Com uma combinação de folhas de urtiga, folhas de menta, capim-limão, casca de laranja, raiz de alcaçuz, pétalas de rosa e flor de malva, esse blend sem cafeína ajuda a promover o relaxamento, trazendo benefícios ao corpo e à mente.

A menta, rica em vitaminas e minerais como cálcio e fósforo, fortalece a imunidade, enquanto o capim-limão contém citral, que ajuda a reduzir inflamações.

A laranja, fonte de vitamina C, potencializa a imunidade, e a raiz de alcaçuz, com propriedades antioxidantes, auxilia no equilíbrio do organismo. As flores de malva contribuem para o alívio de irritações e o fortalecimento da saúde bucal.

Herbal Sereno: 

Uma mistura refrescante e deliciosa, composta por flores e folhas de camomila, menta e a erva rooibos. A combinação da camomila, menta e rooibos é ideal para quem busca uma experiência de tranquilidade, proporcionando uma sensação de calma e revigoramento. Sem cafeína, a bebida é indicada para quem procura uma opção leve e agradável para relaxar.

Calmaria: 

Infusão formulada com pedaços de maçã, pimenta rosa, capim-limão, folhas de framboesa, pedaços de canela, coentro, camomila e botões de rosa, é a escolha ideal para quem deseja uma boa noite de sono.

Com propriedades calmantes, essa infusão prepara o organismo para o descanso, enquanto o capim-limão e a camomila ajudam a relaxar. As pétalas de rosa e o coentro reforçam a imunidade, tornando essa infusão uma excelente opção para promover o bem-estar.

Palavra da nutricionista

“Estudos científicos indicam que a incorporação de chás calmantes na rotina pode contribuir para a regulação do sistema nervoso, favorecendo uma melhor resposta ao estresse e facilitando o relaxamento noturno”, diz Daniela.

Segundo ela, “pesquisas sobre plantas como valeriana e camomila sugerem que seus compostos bioativos podem auxiliar na melhora da qualidade do sono e na redução da ansiedade”.

A especialista diz que “além das propriedades terapêuticas das ervas, o simples ato de preparar e consumir um chá quente pode ajudar a desacelerar, criando um ritual de bem-estar antes do descanso”.

Daniela Cyrulin termina dizendo que “especialistas destacam que esses hábitos devem ser combinados com uma alimentação equilibrada e uma rotina de sono adequada, fatores essenciais para a saúde física e mental”.


+ Bem-estar