compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
População conta com castração, VetMóvel e socorro emergencial para animais

Canil Municipal de Franca conta com iniciativas ajudam a evitar maus-tratos e controlar a superpopulação de pets
Em Franca, quem cuida de um animal — ou se preocupa com os que vivem nas ruas — já pode contar com uma rede cada vez mais completa de serviços gratuitos de atenção e proteção aos pets.
Desde castrações regulares, até atendimento emergencial e tratamento veterinário móvel, as ações visam garantir o bem-estar de cães e gatos, sejam eles comunitários, resgatados ou de famílias de baixa renda.
De 2021 até o final de 2024, foram realizadas quase 13 mil castrações, e somente de janeiro até agora, outras 3.200 cirurgias já foram feitas.
O serviço é oferecido gratuitamente e está disponível para cães e gatos (machos e fêmeas) cujos tutores residam em Franca.
Para participar, o animal precisa estar saudável, e no caso das fêmeas, não podem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia do procedimento.
Os interessados devem ter 21 anos ou mais e comparecer ao Canil Municipal (rua José Gianesela, 415 – City Petrópolis) com documentos originais e cópias do RG, CPF e comprovante de endereço dos últimos 3 meses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 12h às 16h.
Após a liberação da ficha, o tutor entra em contato com uma das clínicas credenciadas para agendar a cirurgia.
Mais informações: (16) 3703-9389 (telefone/WhatsApp).
Atendimento de emergência e VetMóvel
Outra ação importante é o VetMóvel, que encaminha os animais ao Hospital Veterinário da Unifran, por meio de um convênio com a universidade. De janeiro a abril, 144 cães e gatos já passaram pelo serviço.
O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h, com acionamento via Canil Municipal: (16) 3703-9389.
Nos casos mais graves — como atropelamentos ou maus-tratos — a cidade conta com um serviço emergencial, disponível inclusive aos finais de semana e feriados. De janeiro até o início de abril, 26 animais foram socorridos por meio desse sistema.
Para acionar o atendimento fora do horário comercial, o contato deve ser feito via Guarda Civil Municipal, pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033.
Recolha de animais de grande porte
Além dos pets, animais de grande porte soltos em vias públicas ou vítimas de maus-tratos, como cavalos e bois, também recebem atendimento especializado.
Nestes casos, o recolhimento é feito após solicitação ao Canil pelo telefone (16) 3703-9389 ou à Guarda Civil pelo 153.