#BedRotting: conheça a tendência que está redefinindo o autocuidado

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de abril de 2025 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dermatologista explica o que é o #BedRotting e como criar o ambiente perfeito em casa para aproveitar a tendência

Ter uma rotina de autocuidado é mais simples do que você pensa – foto Shutterstock

 

Que o mundo está cada vez mais acelerado não é novidade para ninguém, não é mesmo? E, nesse momento em que a produtividade é frequentemente colocada acima do bem-estar, é que surgiu a tendência do #BedRotting, ou preguiça terapêutica.

Essa prática consiste em passar períodos na cama simplesmente descansando sem culpa, com o intuito de promover o bem-estar mental e físico da pessoa.

Além de ajudar a mente, essa técnica ainda melhora questões do cuidado pessoal, especialmente em relação à pele.

Segundo o Dr. Luiz Romancini, dermatologista fundador da Creamy, referência em autocuidado, tecnologia e inovação no setor de dermocosméticos, o skincare pode ser totalmente potencializado com esse simples ato de “ficar na cama”.

“As práticas de beleza desacelerada (slow beauty) ressignificam o descanso, inclusive no que se refere à regeneração da pele”, diz.

O especialista também ressalta que o #BedRotting desmistifica a ideia de que uma boa rotina de cuidados pessoais precisa ser complexa e exaustiva.

“Essa abordagem propõe focar no essencial, no que realmente importa. Rituais como o skincare podem ser muito mais eficientes e sustentáveis quando são práticos e alinhados às necessidades reais da pele”, complementa.

A seguir, entenda como apenas “ficar na cama” por certos períodos para relaxar ajuda no skincare e como criar o ambiente perfeito para isso:

Impacto da preguiça terapêutica no skincare

Por reduzir o impacto do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, a preguiça terapêutica atua diretamente no fortalecimento da saúde da pele.

Isso acontece porque os momentos de pausa impulsionam a recuperação da barreira cutânea, o que é ideal para um skincare mais focado.

Romancini explica que o tratamento noturno e o uso de produtos multifuncionais, com ingredientes eficazes e práticos, são ótimas ideias nesta rotina.

“Ativos que promovem uma hidratação profunda ou fórmulas calmantes são ótimos complementos para o #BedRotting”, destaca.

Além disso, incluir o uso de protetor solar durante o dia pode ampliar ainda mais os benefícios da rotina de cuidados nessa abordagem, garantindo proteção com praticidade.

Dicas para criar o ambiente de #BedRotting perfeito

Essa prática de descanso pede por um ambiente adequado. Assim, tente deixar o seu ambiente com uma iluminação aconchegante, usando luzes suaves e quentes, e use a aromaterapia, com velas ou difusores, para espalhar fragrâncias leves.

Ademais, use roupas de cama confortáveis, com tecidos macios, e fontes de entretenimento relaxantes, como playlists tranquilas ou a leitura.

*Fonte: Alto Astral


+ Bem-estar