compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O secretário pontuou que SP tem 144 municípios de interesse turístico, fora uma fila de 60 municípios

O Secretário de Turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena participou nesta sexta-feira do encontro promovido pelo Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (COMAM) realizado no Plenário da Câmara Municipal de Franca para tratar sobre propostas e projetos para investimentos no turismo regional.
Presenças
A reunião contou com as presenças do prefeito de Batatais e presidente do Comam Luis Fernando Benedini Gaspar Júnior (Juninho Gaspar), vice-presidente do Comam e prefeito de Nuporanga Daniel Viana, o diretor jurídico do COMAM Marco Antônio Boscaia.
Também compareceu a diretora executiva do COMAM Bianca Freitas, secretário executivo do COMAM Lucas Bruxellas, além de prefeitos, vereadores, secretários de governos, lideranças de Rifaina, Jeriquara, Igarapava, Sales Oliveira, Ipuã, Restinga, Altinópolis e Guaíra.
Representando o prefeito de Franca esteve presente a secretária de desenvolvimento Lucimara do Prado e participaram os vereadores Leandro O Patriota (PL), Marcelo Tidy (MDB), Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT) e Andrea Silva (Republicanos).
Presidentes
O presidente do COMAM Juninho Gaspar coordenou os trabalhos, inicialmente agradeceu ao presidente da Câmara de Franca vereador Daniel Bassi (PSD) pela cessão do espaço para realização do encontro e destacou a importância da vinda do secretário de estado Roberto de Lucena.
‘Em 2024 o COMAM assinou o termo de cooperação e termo de fomento e fomos inseridos na rota turística do lagos do Rio Grande. São 14 municípios, é uma rota que estamos fazendo um trabalho de fortalecimento regional’ disse o presidente do COMAM.
Investimentos
Ele ainda enfatizou a importância das discussões conjuntas para soluções e mais investimentos em várias áreas, entre elas, o turismo. ‘O COMAM conta hoje com 30 municípios e estamos fazendo esses encontros e oferecendo aos gestores, prefeitos, prefeitas, secretários, vereadores para que se capacitem e coloquem nossas cidades no mapa turístico do Estado’
Franca
A secretaria de desenvolvimento de Franca Lucimara do Prado agradeceu a presença de todos e destacou a busca por investimentos e ampliação do projeto de trilhas que envolve oito cidades.
Além disso, ela anunciou sobre a inclusão de Franca no Programa Facilita SP ‘Franca é a primeira cidade acima de 300 mil habitantes para ter a viabilidade automática empresarial. Nós saímos na frente e as empresas hoje que quiserem verificar se pode abrir em Franca vão conseguir isso de maneira automática. Nós saímos do período de avaliação de 15 dias, quando assumimos o governo reduzimos para 72h e hoje a gente oficializa a automatização’
O secretário
O secretário de turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena agradeceu a presença de todos prefeitos, vereadores, lideranças, em seguida parabenizou pela iniciativa do COMAM e o trabalho de união para desenvolvimento das ações voltadas ao turismo regional.
‘São municípios com grande potencial turístico e o nosso desafio é transformar isso em potência e por isso estamos aqui, organizarmos uma agenda em comum e de trabalho para que possamos desenvolver turisticamente essa região’ destacou Lucena.
Entre vários pontos, Lucena citou a importância de investimentos em saneamento básico em todo Estado, guia turístico de padarias que conta com 300 comércios que inclui 11 estabelecimentos de Franca e 1 uma de Jardinópolis, a importância da elaboração de Plano Regional de Turismo com a inclusão dos principais pontos de interesse de cada município, a previsão de lançamento de Rede Paulista de Trilhas e outras ações.
Elogios
‘Eu entendo que o COMAM é a grande estrutura de governança que possibilita a articulação desta região para que nós dar esse salto no turismo’ enfatizou Lucena.
O secretário ainda pontuou ‘hoje temos quase 144 municípios de interesse turístico, uma fila de 60 municípios que estão na Assembleia Legislativa pleiteando o reconhecimento. Nós tivemos em 2024, 49 milhões de turistas no Estado, desses 2 milhões turistas internacionais, e em 2025, nós vamos bater recorde pela primeira teremos recebido em São Paulo 50 milhões de turistas’
‘Turismo é economia, é a bola da vez, turismo é o novo petróleo, nós temos uma excelente oportunidade de trabalharmos juntos esses investimentos, essa economia do futuro onde estão as maiores e melhores oportunidades para geração de emprego e para o empreendedorismo. Por isso, nós estamos à disposição e com as portas abertas para vocês’ concluiu.