compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Iniciativa está inserida entre as ações municipais do programa estadual Município Verde Azul
O município de Franca está empenhado em várias frentes no sentido de reduzir a poluição, proteger o meio ambiente e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de mudanças de alguns hábitos, entre eles o de fazer o descarte adequado do óleo usado de cozinha. As escolas municipais têm sido utilizadas com frequência para que essas informações ganhem maior abrangência, pois através dos alunos podem ser levadas para os pais em casa e a partir daí as mudanças comecem a ocorrer da maneira desejada. Também estão recebendo o óleo.
Nesse sentido, no final do mês passado foi promovida uma reunião em que houve a apresentação do projeto de conscientização da destinação final correta do óleo de cozinha. Essa é uma iniciativa que envolve ações de parceria entre as secretarias de Educação, Serviços e Meio Ambiente, através de seu núcleo de Educação Ambiental e o Lions Clube, que tem como objetivo, orientar e aumentar a destinação correta deste material, que pode ser feito nas próprias escolas. A iniciativa está inserida entre as ações municipais do programa estadual Município Verde Azul, no qual Franca está empenhada.
As informações dão conta de que o óleo de cozinha já utilizado contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Pode também, ocasionar a obstrução das redes de esgoto e provocar outras complicações nos sistemas hidráulicos das residências e dos comércios, especialmente bares e restaurantes que mais trabalham com refeições. E tendo componente econômico, pois o material recolhido corretamente, pode ser reaproveitado e utilizado para fazer sabão, tintas e até combustível.
Esse projeto tem como objetivo estimular a população a repensar suas ações quanto ao meio ambiente. Ele já existia, mas agora ganha novo impulso e se torna contínuo durante o ano todo. Para um acesso mais fácil à população, o recolhimento do material usado poderá ser feito nas escolas municipais que estão orientadas a respeito do recolhimento. É simples, basta ir guardando o óleo usado em casa ou no comércio e, periodicamente fazer a entrega na escola mais próxima.