compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Mesmo com os gols do centroavante, time não conseguiu o título do Campeonato Estadual
Apesar do vice-campeonato, a campanha do estadual de 2018 ficará marcada na carreira de Miguel Borja. Afinal, o atacante palmeirense foi protagonista de um feito inédito: com sete gols, o colombiano se tornou o primeiro artilheiro estrangeiro da era profissional do Campeonato Paulista (desde 1933) e, de quebra, o primeiro gringo dos últimos 105 anos – o último jogador de outra nacionalidade a ter sido o goleador máximo do Paulistão anteriormente havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913 do torneio.
Além de Whatley e Borja, os outros estrangeiros que sagraram-se artilheiros na história do futebol paulista foram Herbert Boyes (inglês do São Paulo Atlhetic, em 1903, 1904 e 1910), Hermann Friese (alemão do Germânia, em 1905) e Fuller (alemão do Germânia, em 1906).
Borja, assim, juntou-se a um hall seleto de artilheiros do Palmeiras em todos os tempos do Campeonato Paulista (é o 9º palmeirense a conseguir tal façanha), ao lado de nomes como, dentre outros, os de Heitor Marcelino Domingues, Romeu Pelliccari, Humberto Tozzi, César Maluco, Evair e Alex Mineiro. O último a conquistar a artilharia do torneio pelo Palmeiras havia sido Alan Kardec, na edição de 2014 do torneio.
O colombiano chegou ao Palmeiras como reforço para a temporada de 2017 após ter sido eleito o melhor jogador das Américas defendendo as cores do Atlético Nacional-COL, clube pelo qual, inclusive, conquistou o título da Libertadores de 2016 – inclusive, fez o gol do título na vitória por 1 a 0 diante do Independiente del Valle.
No Verdão, o atacante passou por um período de adaptação ao futebol brasileiro na temporada passada – fazendo dez gols em 43 jogos – e vem sendo um dos principais destaques do time neste ano de 2018. Além de ter sido o artilheiro do Paulistão, com sete gols em 14 jogos, também é o principal goleador do Alviverde na temporada, com nove gols (os outros dois foram válidos pela Conmebol Libertadores). Ao todo, o colombiano possui 57 partidas pela agremiação, com 35 vitórias, nove empates e 14 derrotas, além de 19 gols marcados.