compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Primeira edição de 2025 mobiliza agentes para prevenir a doença e recolher criadouros do Aedes aegypti
Agentes de saúde estarão nas ruas do bairro Vila São Sebastião a partir das 8h deste sábado, 18
Neste sábado, 18, a Vila São Sebastião será palco do primeiro ‘Arrastão da Dengue’ de 2025, promovido pelas secretarias de Saúde e Meio Ambiente.
A partir das 8h, cerca de 20 agentes estarão nas ruas do bairro para orientar moradores sobre os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes aegypti e recolher materiais que possam servir de criadouro, como móveis velhos, papelão e outros objetos acumulados.
A iniciativa, segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, visa intensificar as ações preventivas neste período de chuva e calor, que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Agentes uniformizados e coleta de materiais
Durante a operação, os agentes, devidamente uniformizados, irão de porta em porta para orientar os moradores sobre como eliminar possíveis focos do mosquito. Caso identifiquem materiais descartáveis que possam acumular água, os itens serão recolhidos imediatamente.
“Contamos com a colaboração de toda a população, pois estamos enfrentando um clima que é muito propício à reprodução do mosquito. A ajuda de todos é fundamental para o sucesso desta ação”, destacou Waléria.
Ações conjuntas e foco na prevenção
A secretária reforçou que o arrastão é uma ação integrada das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e marca o início de uma série de iniciativas previstas para o ano. “A participação ativa da comunidade é essencial para combatermos os focos do mosquito e protegermos a saúde de todos.”
Moradores da Vila São Sebastião são incentivados a colaborar, descartando corretamente os materiais e mantendo seus quintais e terrenos livres de entulhos e recipientes que acumulem água.