compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Medida faz parte de aprimoramentos do sistema em estudo pelo Banco Central e deverá entrar vem vigor no início de 2026
O Banco Central prepara mudanças no sistema de registro das operações via PIX que, na prática, permitirão o rastreio de operações fraudulentas que circulam por várias contas diferentes.
Com isso, será possível fazer o bloqueio e a devolução dos recursos em casos de fraudes, segundo explicou Ricardo Mourão, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.
A novidade foi tema do Fórum PIX, no início desse mês, realizado pelos técnicos do Banco Central com as instituições financeiras que oferecem o serviço, especialistas de mercado e consumidores. A ideia, de acordo com nota divulgada pelo BC, é que essa evolução no PIX entre em vigor no primeiro trimestre de 2026.
PIX por aproximação
Segundo o portal Estado de Minas, melhorias na segurança das operações via PIX é um dos focos de atenção nos estudos do BC. Outra mudança já em vigor é o PIX por aproximação que funciona da mesma forma dos cartões de pagamento.
O cliente bancário aproxima o celular das maquininhas de cartão para efetuar a transação. Essa modalidade de pagamento pode ser feita por carteira digital ou pelo App dos bancos.