Ansiedade: saiba como o gelo pode te ajudar em momentos de crise

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma dica bem simples usando uma pedra de gelo, pode ajudar a aliviar uma crise de ansiedade; veja como fazer

Uma simples pedra de gelo pode ajudar, de forma bem simples, a aliviar a ansiedade – foto Recreio

 

Depois da quarentena e coronavírus, a ansiedade parece dar as caras mais vezes – para quem já convive com ela ou até mesmo quem nunca havia se dado conta disso.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde, o brasileiro é o povo mais ansioso do mundo: a ansiedade afeta quase 10% da população total do país.

“A primeira coisa a se pensar agora é que estamos passando por um período atípico e que é comum desenvolvermos crises de ansiedade por não sabermos lidar com tudo que está acontecendo à nossa volta”.

“Uma crise ansiosa pode causar sintomas físicos e emocionais: respiração acelerada, suor frio, falta de ar, medo e preocupações”, explica Nathalia Barbosa, psicóloga do Grupo de Telemedicina Iron.

Recentemente, um vídeo da psicóloga Larissa Borges viralizou no TikTok. Nele, ela dá dicas de como um simples cubo de gelo pode ajudar em momentos de crise.

“A primeira coisa a se fazer diante dessa situação é tentar retomar o controle e entender que todos os sintomas que estão ali vão passar. Além de exercícios respiratórios, existem outras técnicas que podem ajudar quem sofre com essas crises. A do gelo na pele é uma delas”, diz Nathalia.

A tática consiste em aplicar um cubo de gelo sobre a pele, geralmente na palma da mão, e observar e absorver sua reação, desviando o foco dos sintomas da crise.

“Ao entrar em contato com a pele, o gelo ativa receptores neurológicos que podem levar ao relaxamento”, explica Nathalia.

Mas, é importante ressaltar que esse tipo de técnica pode funcionar com algumas pessoas e outras não, por isso é fundamental que o paciente procure ajuda psicológica em casos recorrentes para trabalhar a fonte das crises e buscar os melhores métodos para tratá-las.

*Informações Glamour


+ Curiosidades