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É fácil ser consumido pela negatividade sem nem perceber; mas como saber se está demais? O que fazer para mudar isso?
Você sabia que reclamar demais e de tudo pode se tornar viciante? Foto Freepik
Depois de um dia realmente ruim, às vezes, muita gente acha que o melhor remédio é despejar toda a frustração acumulada em qualquer pessoa disposta a ouvir.
Pode falar sem parar sobre uma interação grosseira no Detran, uma mancha de comida teimosa na calça branca favorita ou qualquer outra coisa que deixou irritado. E, honestamente, reclamar pode ser tão prazeroso que se torna quase… viciante.
Não é segredo que desabafar traz benefícios legítimos para a saúde mental. “Quando o estresse e a agitação estão fervendo dentro de nós, é importante encontrar uma forma de liberar isso, obter apoio e seguir em frente”, diz Ingrid Helander, terapeuta de casais baseada em West Hartford, Connecticut, à SELF.
Mas, nem sempre a pessoa se sente melhor depois de desabafar. Na verdade, às vezes, fica mais agitada do que antes.
Segundo Helander, reclamar constantemente só gera mais negatividade. Sem mencionar que transformar cada pequeno contratempo em uma longa queixa provavelmente prejudicará seus relacionamentos também.
Para ajudá-lo a identificar se suas mini reclamações estão causando mais mal do que bem, pedimos a terapeutas que apontassem os maiores sinais de que reclamar pode estar te puxando para baixo — e aos seus entes queridos — em vez de proporcionar o alívio que você esperava.
1. Você se sente ainda pior do que antes
Obviamente, reclamar por meia hora não resolverá seus problemas. No entanto, segundo Helander, uma sessão produtiva de queixas pode ajudar você a se sentir validado ou inspirar um plano de ação.
Pelo menos, deveria oferecer aquele alívio de “ah, ainda bem que tirei isso do peito” que permite seguir com o dia.
Mas, se você percebe que lamentar o deixa ainda mais irritado, frustrado e sobrecarregado, vale a pena se perguntar: qual foi o objetivo?
Depois de lidar com uma situação ou pessoa irritante, você provavelmente quer melhorar seu humor e clarear sua mente, não se aprofundar ainda mais na negatividade, alerta Helander. Isso nos leva ao próximo sinal…
2. Você rejeita toda sugestão ou solução útil
Às vezes, só precisamos estar irritados e falar umas bobagens. É mais fácil dizer “isso é um saco” do que lidar com uma carga de trabalho avassaladora ou com um amigo instável que vive cancelando de última hora.
Dito isso, muitas vezes é do seu interesse buscar formas de melhorar suas circunstâncias, especialmente se você está repetindo as mesmas reclamações como um disco arranhado.
“Encontrar uma solução, como fazer uma lista de tarefas ou ter uma conversa sincera com um amigo, pode trazer uma sensação de controle”, diz Helander.
Por outro lado, continuar reclamando enquanto ignora sugestões de amigos ou familiares pode indicar que você está entrando em um ciclo de ruminação — definido como o foco repetitivo em emoções negativas sem chegar a uma conclusão ou solução, segundo Nelly Seo, psicóloga da Therapists of New York.
3. Você ignora qualquer lado positivo
Ninguém espera que você encontre o “lado bom” em todas as situações difíceis. “O cérebro humano é biologicamente inclinado a focar nos aspectos negativos, o que pode levar a sentimentos de impotência em momentos difíceis”, explica Seo.
Mas há uma diferença entre reconhecer que algo é ruim e permitir que o cinismo nuble completamente sua perspectiva.
Por exemplo, talvez você não consiga aproveitar um delicioso prato de carbonara porque ainda está pensando na espera de 45 minutos.
4. Suas reclamações são maldosas ou dramáticas demais
Expressar sentimentos duros é natural em certa medida, mas permitir que pensamentos odiosos tomem conta de você só desperdiça seu tempo e energia, diz Helander.
Jogar negatividade não resolve a situação — apenas amplifica sentimentos como raiva, ansiedade e pessimismo.
5. Você está sobrecarregando sua rede de apoio
Embora reclamar de maneira saudável possa aproximar as pessoas, exagerar pode afastá-las. Seus amigos e familiares estão lá para apoiá-lo, mas não para serem seus terapeutas.
Fazer disso um hábito pode desgastar os outros e prejudicar relacionamentos importantes.
Como reclamar de forma mais produtiva?
Não se trata de nunca expressar suas frustrações, mas de como fazê-lo. Algumas dicas incluem:
Defina um limite de tempo: limite-se a alguns minutos para desabafar.
Esteja aberto a feedback: considere soluções sugeridas por outros.
Pratique gratidão: termine suas reclamações reconhecendo algo positivo.
Essas estratégias podem ajudá-lo a liberar o que sente sem se deixar consumir pela negatividade.
*Informações Glamour