As sirenes vão disparar na Usina Hidrelétrica de Peixoto: saiba qual é o motivo

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eletrobras anuncia a realização de testes acústicos das sirenes da Usina de Peixoto em Ibiraci, Sacramento e Delfinópolis (MG)

A Eletrobras realizará, entre os dias 17 e 18 de dezembro, testes do sistema de comunicação e alerta da Usina Mascarenhas de Moraes.

Durante o procedimento, as torres com sirenes, instaladas nos municípios de Ibiraci, Sacramento e Delfinópolis (MG) serão acionadas individualmente para verificação do alcance e intensidade sonora.

A avaliação será conduzida em parceria com as prefeituras e Defesas Civis municipais e estaduais.

Plano de emergência

“O procedimento faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE). Sendo um teste, a população não deve modificar sua rotina ou se preocupar com a segurança da barragem. As estruturas da usina são seguras, e a hidrelétrica está operando normalmente”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Operação Sudeste, Cristiano Simão.

Durante o acionamento das sirenes, técnicos percorrerão a Zona de Autossalvamento (ZAS), trecho próximo à usina, para monitorar e assegurar o correto funcionamento do sistema de comunicação e alerta, bem como a cobertura total das áreas.

O PAE estabelece as ações a serem executadas em uma eventual evacuação de emergência. Durante este ano, simulados de evacuação foram realizados em Ibiraci e Sacramento.