ACIF recebe moção de aplausos em sessão solene da Câmara Municipal, por seus 80 anos

  • Robson Leite
  • Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há quase 20 anos, a Associação do Comércio e Indústria de Franca é reconhecida como Utilidade Pública por força de Lei Municipal

A mesa que presidiu os trabalhos na homenagem aos 80 anos da Acif (Foto: Wilker Maia/Acif)

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu, na noite desta quinta-feira, 12, uma moção de aplausos proposta pela Câmara Municipal de Franca pelos seus 80 anos de história, completados em 18 de setembro deste ano.

A proposição do ato foi feita pelo vereador Daniel Bassi, que presidiu a sessão solene realizada no anfiteatro do Senai, reunindo mais de 200 pessoas entre empresários, autoridades, colaboradores da ACIF e imprensa.

Os presidentes dos Conselhos de Administração e Deliberativo da ACIF, Fernando Jorge e Paulo Zamikhowsky, e o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, compuseram a mesa ao lado de Bassi, e falaram ao público.

“Não tem como falar dos 200 anos de Franca, sem citar a ACIF”, disse o vereador, que abriu o momento de fala, seguido pelo prefeito, Alexandre Ferreira. “É um prazer estar em mais um ato de celebração dos 80 anos ACIF e reconhecer a história e o legado das pessoas que passaram pela entidade”, afirmou o prefeito.

Valores para a sociedade

Fernando Jorge, presidente, destaca o trabalho da Acif em benefício da comunidade francana (Foto: Wilker Maia/Acif)

Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo falou sobre os princípios da entidade. “Há 80 anos, a gente vivia uma época completamente diferente, onde tudo era analógico, hoje, vivemos em uma era digital, mas sua essência não mudou. A ACIF sempre lutou por valores que são fundamentais para a sociedade. A ACIF ajuda as pessoas a sonhar e, mais importante que isso, a realizarem seus sonhos de empreender”, disse Paulo.

Já o presidente da ACIF mencionou marcos importantes da história da associação. “A ACIF, que detém o CNPJ ativo mais antigo de Franca, carrega em sua história uma trajetória de trabalho e dedicação”, disse Fernando.

“Entre as muitas conquistas de Franca que temos orgulho de ter contribuído ao longo dessas oito décadas, estão o apoio à construção do Teatro Municipal e a implementação do sistema de dados SCPC, que hoje tem abrangência nacional. Além disso, fomos pioneiros ao criar a primeira cooperativa de crédito voltada ao comércio no Brasil, e, ao lado de outras importantes entidades, o Instituto Pró-Criança, que se empenhou pela erradicação do trabalho infantil na cadeia produtiva do calçado francano e já beneficiou quase 30 mil jovens em suas formações educacionais”, afirmou.

Ao final, os convidados foram recepcionados com um coquetel, em celebração ao marco dos 80 anos da ACIF.

Homenagem aos ex-presidentes

Nove ex-presidentes foram homenageados durante a cerimônia pelos 80 anos da Acif (Foto: Wilker Maia/Acif)

Entre setembro de 1944 e dezembro de 2024, 21 empresários estiveram à frente da presidência da ACIF e, durante a sessão solene, nove deles foram condecorados com medalhas de honra ao mérito por suas atuações.

Luciano Cláudio Dantas Bôtto, Onofre de Paula Trajano, José de Anchieta e Silva, Jayme Luiz Barbosa do Carmo, João Carlos Cheade, José Alexandre Carmo Jorge, Dorival Mourão Filho, Tarciso Bôtto e Fernando Rached Jorge receberam medalhas de honra ao mérito pelos serviços prestados a Franca, de forma voluntária, através das atividades exercidas em suas gestões à frente da ACIF.

Há quase 20 anos, a Associação do Comércio e Indústria de Franca é reconhecida como Entidade de Utilidade Pública por força da Lei Municipal nº 6.473/2005.


+ Cotidiano